A TRIGONOMETRIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Data
2019-10-07Autor
Jéssica Furtado
Anderson Teixeira
Giancarlo Aguiar
Cíntia Preve
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta o relato de uma prática docente aplicada no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Curitiba, para a turma do 2º ano do curso de Informática integrado ao Ensino Médio. Tal prática, a qual teve como tema as razões trigonométricas Seno e Cosseno na circunferência trigonométrica, tinha como objetivo trabalhar o conteúdo proposto por meio da Investigação Matemática. Dessa forma, toda a atividade foi planejada e aplicada tendo em vista as etapas propostas na Investigação Matemática. Ao longo da prática docente, portanto, os estudantes tiveram a oportunidade de redescobrir a Matemática, construir seu próprio conhecimento e de serem verdadeiros investigadores dentro da sala de aula. Por fim, os resultados obtidos durante a aplicação da atividade foram analisados e discutidos com o objetivo de avaliar se a Investigação Matemática é uma ferramenta viável para utilizar na sala de aula e se traz benefícios para o processo de ensino-aprendizagem.