• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aprendizagem significativa nos anos finais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Data
    2019-10-11
    Autor
    nikollas santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Os desafios em lecionar existem em qualquer área de estudo. Porém, a dificuldade aumenta quando o assunto é abstrato. Nestes casos, o docente precisa evitar padrões para serem decorados e apresentar os conhecimentos de uma forma que possibilite a aprendizagem dos estudantes.Estudar as dificuldades em lecionar conteúdos de ciências biológicas nos últimos anos do ensino fundamental e apresentar alternativas para minimizar tais dificuldades.A dificuldade em compreender conhecimentos científicos onde o abstrato representa teorias é notável, principalmente quando o cotidiano não pode ser usado com clareza para assimilação. Desta forma, os docentes precisam ser criativos em tentar contextualizar para seus alunos como algo que não é visto funciona. Kato & Kawasaki (2011, p. 39) afirmam que, “contextualizar o ensino é aproximar o conteúdo formal (científico) do conhecimento trazido pelo aluno (não formal), para que o conteúdo escolar se torne interessante e significativo para ele”.O docente pode fazer associação do conteúdo tanto em relação ao cotidiano dos estudantes, quanto aos assuntos relacionados à ecologia, sustentabilidade, entre outros pertinentes em sua área de estudo, e que são fundamentais na aprendizagem dos jovens quando se trata de responsabilidade ambiental.Quando o tema do componente curricular faz parte do cotidiano, algumas dúvidas podem ser geradas pela curiosidade, que tem como gatilho a própria experiência pessoal, facilitando o processo ensino-aprendizagem. Essa aproximação entre o conhecimento que o discente adquiriu por experimentações em sua vida pessoal e o conteúdo em sala de aula está relacionado à aprendizagem significativa. Neste caso, o aluno adquire novas informações por interação entre o novo conteúdo e o já adquirido anteriormente e não por associação (MOREIRA, apud, DURÉ, ANDRADE e ABÍLIO 2018). Dessa forma, um aluno que tem em sua família casos de patologias de algum sistema, por exemplo, terá mais interesse na aprendizagem de conteúdos relacionados à anatomia e fisiologia desses sistema. Assim, é possível ressignificar suas concepções com um entendimento mais aprofundado. Para tanto, é interessante os professores iniciarem seus conteúdos com um diálogo em sala de aula, visando problematizar e contextualizar.Não obstante, o docente não deve levar a contextualização de forma leviana. Em se tratando de conteúdos abstratos, os alunos precisam usar a imaginação e a concentração para compreender como ocorrem os fenômenos naturais não vistos a “olho nu”. Essa questão pode ser resolvida com a utilização de recursos pedagógicos como microscópios, lupas, modelos tridimensionais e vídeos didáticos. Eles servem como direcionadores para aprendizagem efetiva, evitando que o aluno acredite que está entendendo quando na verdade visualiza o conteúdo de forma distorcida. A partir dos recursos pedagógicos, a percepção do estudante é confrontada com o que de fato é facilitando o entendimento em aula (DURÉ, ANDRADE e ABÍLIO, 2018). Nos anos finais do ensino fundamental dentre as ferramentas para lecionar ciências está a contextualização significativa, o importante é o professor estar atento no ensino-aprendizagem, de forma que possibilite que os alunos aprendam de forma significativa e não de modo superficial criando alunos replicadores de informações das quais eles mesmos não compreendem.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91453
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV