As grandes navegações: Navegando pelas águas desconhecidas da primeira aula ministrada por duas bolsistas do Pibid
Resumo
Através de atividades realizadas no Programa de Iniciação à Docência – Pibid, as bolsistas Ana Gabriela Cardoso e Bruna Carolina de Souza ministraram aulas de História acerca da temática das “Grandes Navegações” na Escola Municipal Doutor Jose Antônio Navarro Lins . A presente comunicação visa analisar e compartilhar a primeira experiência em sala de aula no Pibid, após um ano de iniciação à Docência, relatando todas as etapas das sequências das aulas como planejamento, atividades, materiais utilizados, avaliações, exposição de aula, feedback dos estudantes acerca das aulas. Foram ao todo nove aulas ministradas com os estudantes do 7º ano B no período matutino de 2018, seguindo a sequência disponível no livro didático foi trabalhado com os estudantes, a adaptação dos textos e informações do mesmo. Em um primeiro momento foi escolhido o uso de slides, para uma aula expositiva e dialogada, fazendo uso principalmente de imagens para ilustrar as informações as quais foram trabalhadas em análise de imagem. Em um segundo momento foi utilizado de forma adaptada uma tarefa da segunda fase da sétima edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB, com diversos recortes de uma mesma imagem, intitulada “Atlas dos Mares” e frases que os estudantes precisaram associar a estes mesmos recortes. Em um terceiro momento ainda foi utilizada a carta de Pero Vaz de Caminha, inspiração para a atividade avaliativa dos estudantes e a exibição de um vídeo da série “500 anos o Brasil - Um novo mundo na TV - dois mundos desconhecidos- Ep 01” e por fim a realização da atividade avaliativa, uma imagem temática e a apresentação e socialização para os colegas. Importantes conceitos também foram desenvolvidos durante as aulas como “Descoberta?Encontro?Invasão?“Achamento”?” com a participação ativa dos estudantes. Assim, com a experiência e o conhecimento atual, pretendemos avaliar nossa primeira sequência de aulas, pontuando o que pode ser melhorado, reforçado e modificado.