III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 241-260 of 720
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
(2019-10-12)A Residência Pedagógica está ocorrendo nas instituições que pudessem propor projetos cuja à natureza pedagógica estivesse bem apresentada e estruturada. A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC adquiriu com o ... -
ECOLOGIA: RECONHECENDO A FAUNA E FLORA LOCAIS ATRAVÉS DE PRÁTICAS SENSIBILIZADORAS DA IMPORTÂNCIA E FORMAS DE CUIDADO COM A NATUREZA
(2019-10-07)A maior parte dos conteúdos relativos à Ecologia é apresentada nos sextos anos da Educação Básica de forma breve e abstrata. Este trabalho objetivou relacionar os assuntos teóricos vistos em sala de aula e explanados pelo ... -
A INTERMIDIALIDADE E OS MOVIMENTOS ESTÉTICOS VANGUARDISTAS: COMO JUSTAPÔ-LOS EM CLASSE?
(2019-10-08)As mudanças sucedidas nas esferas econômicas, sociais, epistemológicas e comunicativas determinaram uma transformação significativa no perfil do corpo social moderno. Envoltos por esse cenário interconectado, com novos ... -
PROCESSO DE INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UFPR/EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-10-07)O objetivo deste trabalho é analisar o processo de inserção dos bolsistas de iniciação à docência PIBID/UFPR/Educação Física na escola de ensino fundamental 1 na cidade de Curitiba – PR. Inicialmente, percebemos os olhares ... -
SIGNIFICADOS DE “AULA LIVRE” E AULAS ABERTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
(2019-10-08)A experiência vivida no PIBID/UFPR/Educação Física me levou a questionar a diferença entre “aula-livre” e a concepção de aulas abertas nas escolas nas quais me envolvi no município de Curitiba - PR. Partindo da ideia de ... -
APOCALIPSE ZUMBI: UMA PROPOSTA LÚDICA DE SOBREVIVÊNCIA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS
(2019-10-08)O presente trabalho relata a aplicação de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi desenvolvido ... -
SÍMBOLOS E APOLOGIA AO NAZISMO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
(2019-10-07)O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência dos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Santa Cruz, ... -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL
(2019-10-14)O presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do ... -
A importância da troca de saberes no âmbito escolar
(2019-10-09)RESUMO O tema diversidade religiosa, é um assunto que carrega muitas polêmicas na atualidade, e o qual deve ser abordado em sala de aula de forma eficaz e que contribua para o conhecimento e desenvolvimento dos alunos. ... -
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
(2019-10-07)O objetivo deste texto é apresentar o trabalho realizado na implementação de uma das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em uma escola da rede municipal de Maringá-Paraná, por meio do Projeto Alimentação ... -
BINGO CELULAR: A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
(2019-10-07)De maneira geral, a realidade do Ensino de Ciências no país é precária, com baixo investimento principalmente no que se refere a disponibilidade de materiais didáticos diferenciados que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. ... -
A QUÍMICA FORENSE NO ENSINO DE QUÍMICA
(2019-10-13)A preocupação com metodologias e estratégias diferenciadas, de maneira a atingir maior quantidade de alunos de forma mais qualitativa, vem se destacando nos últimos anos. Isto está vinculado à dificuldade que os alunos ... -
Reciclagem de papel como ferramenta de Educação Ambiental na formação docente
(2019-10-07)RESUMO: A viabilidade do uso do papel reciclado tem aumentado de forma crescente, principalmente de acordo com os últimos acontecimentos no Brasil relacionados ao desmatamento e queimadas. A partir dessa alternativa, ... -
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
(2019-10-08)Este estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual ... -
AVALIAÇÃO DA FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
(2019-10-08)O objetivo deste trabalho foi avaliar os índices de força de membros inferiores de escolares com idade entre 6 a 11 anos. O estudo foi realizado em cinco escolas municipais de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu 293 ... -
Aulas de campo no currículo da Geografia: uma abordagem crítica
(2019-10-08)Bruno Gaio Fischer, Geografia, UFPR, brunogf16@gmail.comEmanuele Caroline de Oliveira, Geografia, UFPR, manucaroliveira95@gmail.com João Pedro Santos de Novaes Fernandes, Geografia,UFPR, jpsnfernandes@gmail.comMariana Pires ... -
RELAÇÕES DE GÊNERO E COMPETITIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-10-13)A partir das experiências vivenciadas através do projeto PIBID na Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna com alunos/as do 2º ano do ensino fundamental, através da vivência das aulas de Educação Física, identificamos alta ... -
ENSINAR COM JOGOS: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.
(2019-10-08)O trabalho tem como objetivo geral relatar as experiências obtidas nas aulas ministradas pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, (PIBID) do Curso de Geografia da Universidade Estadual ... -
ATLETISMO PARAOLÍMPICO E A INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO ESPORTE
(2019-10-10)Eduarda Soares dos Anjos, Educação Física, UNICENTRO, dudianjoos@gmail.com Gláucia Andreza Kronbauer, Educação Física, UNICENTRO, glaucia.kronbauer@gmail.com Resumo A política de inclusão na rede de ensino regular tem ... -
APOCALIPSE ZUMBI: UMA PROPOSTA LÚDICA DE SOBREVIVÊNCIA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS
(2019-10-08)O presente trabalho relata a aplicação de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi desenvolvido ...