• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE AULA COM JOGO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Edineia Krassowski
    Carolaine Tabile
    Cecília Hauresko
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    RESUMO: O mundo contemporâneo passa por importantes transformações, provocadas pelo avanço e velocidade da informação e essas mudanças têm impactado o universo escolar. Nesse contexto, refletir sobre as transformações na educação é responsabilidade de quem ensina, já que estas exigem que os professores revejam as suas metodologias e práticas docentes A criação do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, vem com esse propósito, isto é, de incentivar a formação e a valorização de professores para a Educação Básica, reduzindo a distância entre teoria e prática, entre a Universidade e a escola. Partindo desse pressuposto, este trabalho pretende apresentar as experiências que, no nosso entendimento, resultaram em aprendizagem significativa para os alunos e que proporcionaram à nós Bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, um espaço de prática docente em Geografia, de modo, que tivemos a oportunidade de construir coletivamente o conhecimento geográfico. Nesse sentido, concordamos com Kaercher (2010) quando afirma que só pode ensinar quem é capaz de aprender. Na busca de melhorar a qualidade de ensino de Geografia, o PIBID realizou no Colégio Estadual Manoel Ribas, localizado na cidade de Guarapuava/PR, a aulas de regência sobre os setores da economia, para uma turma de alunos de 6ºAno. Ao propormos essas ações planejamos um maior envolvimento dos alunos nas aulas ministradas. Para tanto, elaborou-se e aplicou-se um jogo de maneira a instigar e incentivar os alunos a participarem ativamente das nossas ações em sala de aula e que assim, pudéssemos contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, onde tanto aluno quanto professor ganham. Compreende-se que o desenvolvimento através do jogo tem como finalidade estimular o empenho do aluno nos conteúdos apresentados de forma agradável. O lúdico desperta o interesse de forma interativa. As aulas foram divididas em duas partes: Na primeira desenvolvemos uma aula teórica, de forma expositiva e dialogada; e a segunda, a aplicação de uma atividade lúdica, que consistiu em um ‘Jogo das Três pistas” O objetivo central da atividade foi proporcionar um ensino animado e motivador, para melhorar a compreensão pelos alunos do conteúdo trabalho A atividade lúdica possibilitou a participação e interação dos alunos, todos acabaram se envolvendo na dinâmica do jogo. Posto isso, vale salientar a experiência positiva dessa prática que, sem dúvida, contribuiu para melhorar a relação ensino-aprendizagem despertando nos alunos a vontade de aprender o conteúdo trabalhado e participar mais das aulas de Geografia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91458
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV