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    “DOMINÓ DE FRAÇÕES”: ESTUDANDO EQUIVALÊNCIAS PELA METODOLOGIA DE JOGOS MATEMÁTICOS

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    Data
    2019-10-08
    Autor
    Keith Morais
    Alfred Albon
    Leonardo Borgo
    Elisângela Aksenen
    Edna Banin
    Luciana de Oliveira
    Metadata
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    Resumo
    O presente trabalho intitulado "'Dominó de Frações': Estudando equivalências pela metodologia de jogos matemáticos", escrito pelos estudantes bolsistas do programa Residência Pedagógica (CAPES) Keith Gabriella Flenik Morais, Alfred James Albon, Leonardo Antonio Borgo e pela professora supervisora Elisângela Zarpelon Aksenen; orientados pelas professoras Luciana Schreiner de Oliveira e Edna Sakon Banin da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT); relata uma aplicação de jogo matemático, pertencente a uma sequência didática, na escola em que os residentes atuam no período da tarde. Durante a aplicaçãodasequência didática destacou-se o segundo encontro, com a aplicação do jogo “Dominó de Frações” (DOMINÓ, 2015, adaptado), cuja inspiração surgiu de um jogo pronto da internet; pois as crianças demonstraram ter gostado mais e, também, porque precisavam criar estratégias em grupo para conquistarem a vitória. Neste encontro, no mês de abril de 2019, aconteceram no Colégio Estadual Jayme Canet, Curitiba/PR , nas turmas de sétimos anos A e B. Neste dia, foram ministradas duas aulas para cada turma: uma expositiva dialogada (NUNES, 2012) e outra pela metodologia de jogos matemáticos (MUNIZ, 2010). As aulas expositivas dialogadas com as turmas serviram para sanar dúvidas e resolver, junto com as turmas, as operações que estavam presentes nas peças de dominó. Deste modo, poderiam jogar com mais facilidade e rapidez. Além disso, foram necessários estudar e aprofundar as concepções Piagetianas e de Brenelli (1996), pois eles justificam e embasam a utilização de jogos matemáticos: os jogos oportunizam situações que as crianças demonstrem lacunas ou cometam erros. Em outras palavras, conforme Brenelli (1996) ancorado na teoria Piagetiana, essas situações proporcionam que o(a) professor(a) preencha as lacunas ou corrija os erros dos estudantes. Fazendo, assim, a criança superar suas dificuldades de aprendizagem. Esse relato foi elaborado pela metodologia de estudo de caso, conforme os autores Lüdke e André (2013) as quais a definem em três fases: a exploratória (período de observação), a delimitação do estudo (momento a ser analisado), a análise sistemática e a elaboração do relatório (anotação de resultados). Embora uma das turmas tenha atingido as expectativas, a outra não obteve o mesmo êxito, ou seja, desrespeitaram as regras, trapacearam e danificaram o material. Portanto, apesar de ambas as turmas terem apresentado que conseguiram assimilar as equivalências entre frações, números decimais e porcentagens, uma delas demonstrou-se organizada e a outra precisou de uma conversa sobre respeito no ambiente de trabalho e com os colegas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91455
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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