Oficinas PIBID
Data
2019-10-07Autor
Arthur Magalhães Viola
Gabriel Solimeno
William Cavalheiro Dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018, do curso de licenciatura em História, sob orientação do professor Jonatas Marques Caratti (UNIPAMPA), na Escola Municipal Dr Fernando Ribas, no bairro Vencato da cidade de Jaguarão- RS. Nossos objetivos foram: qualificar a formação inicial de professores, já que poucos estudantes de licenciatura vivenciam a realidade escolar antes dos estágios; aproximar os bolsistas ID e estudantes da escola, sabe-se que conhecer a realidade social e educacional dos alunos ajuda, em muito, a reconhecer problemas de ensino e aprendizagem; inovar no uso de metodologias diversificadas que atraiam os alunos por meio do lúdico; valorizar a história local da comunidade percebendo seus espaços e seu patrimônio. Por meio de uma série de reuniões com integrantes da comunidade, pais de alunos e professores identificamos alguns dos problemas que estavam presentes no cotidiano dos alunos, como a falta de interesse e de motivação para estudar, a falta de pertencimento com a história do bairro, além falta de zelo pelo patrimônio público do bairro, A partir destas questões o grupo pensou atividades que despertassem o interesse dos alunos em participar das oficinas e ao mesmo tempo, que desenvolvesse nossa capacidade como docentes antes da nossa participação efetiva na sala de aula. A partir surgiram seis oficinas construídas e ministradas pelos próprios bolsistas ID PIBID núcleo História. Foram elas: xadrez, brincadeiras de rua, dança, teatro, violão, circo e flauta, mas serão abordadas neste artigo o relato de experiência das brincadeiras de rua e flauta, das quais, fomos os mentores. Para realização destas foi utilizado o centro comunitário da Vila Vencato, fundado na década de 1980, como resultado da lutas em prol de políticas públicas direcionadas ao bairro. O espaço possibilitou trabalhar diversas questões referentes a História Local. Com a realização destas atividades o grupo conseguiu obteve um diagnóstico dos alunos, assim percebendo dificuldades de aprendizagem, antes mesmo de entrar em classe. Além disso a experiência] das oficinas proporcionou aos bolsistas ID, uma confiança para execução das aulas de história ministradas durante o projeto.