III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-220 of 720
-
PIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas...
(2019-10-14)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem suas atividades práticas em parceria com as instituições: Colégio ... -
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
(2019-10-07)O jogo didático é uma maneira de estimular o desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes como apontam Piaget e Vygotsky e a extensa literatura sobre desenvolvimento cognitivo, além de ser uma ferramenta que possibilita ... -
ELABORAÇÃO DE MAQUETE PARA O ENSINO-APRENDIZADO DA EMBRIOLOGIA
(2019-10-07)RESUMO Este trabalho é um relato dos bolsistas do programa de residência pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina. A atividade foi realizada em um duas ... -
SUBPROJETO DE LETRAS NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE LÍNGUA ESRANGEIRA: A IMPORTANCIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS DA CIDADE DE CHAPECÓ
(2019-10-08)A cidade de Chapecó se localiza na região oeste do estado de Santa Catarina, e é um importante centro urbano próximo da fronteira com Argentina. A proximidade física entre essas regiões é muito grande e visível, porém isso ... -
RELATO DA APLICAÇÃO DE OFICINA DO PIBID UFPEL COM O ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO
(2019-10-07)O trabalho apresenta o relato das aplicações da oficina elaborada por alunos de licenciatura, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo subprograma de Língua Inglesa, da ... -
O CASO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO NÚCLEO DE LÍNGUAS ADICIONAIS – ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, CAMPUS BAGÉ
(2019-10-09)Neste estudo, contextualizamos o Núcleo 1 – Língua Espanhola, do Subprojeto Multidisciplinar, que está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa, Campus ... -
ENQUADRANDO A REPRESSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE AULAS MINISTRADAS SOBRE A DITADURA MILITAR
(2019-10-13)Em atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram ministradas aulas sobre a Ditadura Militar (1964-1985) na Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins pelos bolsistas ... -
MINHA LOUCURA É A MINHA MELHOR CRIAÇÃO: PIBID ARTES VISUAIS UNOCHAPECÓ
(2019-10-09)O presente trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Pibid Artes Visuais da Unochapecó em uma escola estadual no município de Chapecó-SC. O trabalho ora apresentado foi desenvolvido com uma turma de 2 estudantes ... -
O ensino de Física por meio da Física Forense
(2019-10-13)O presente resumo faz parte de uma proposta do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O trabalho trata-se de um projeto que será desenvolvido com alunos do 2º ano – A do ensino médio, no ... -
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E AS AÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA/UNICENTRO/PR
(2019-10-09)A violência nas escolas pode ser enfrentada se tratada em profundidade, com formação docente específica, incentivo à solidariedade e aumento da proximidade entre professores e alunos. Essa é a avaliação do especialista ... -
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE GEOGRAFIA, NA VISÃO DO RESIDENTE
(2019-10-07)Por mais bem elaborados que sejam os currículos e aulas das graduações, a atividade da docência só é aprendida na prática, os estágios, projetos de pesquisa e extensão nos permitem ter um primeiro contato com o universo ... -
O INGLÊS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: OS IMPACTOS DO PIBID-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS EM TURMAS DE 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
(2019-10-08)O ensino de língua estrangeira é de suma importância para o desenvolvimento dos estudantes, abre novas portas, destrói mitos e quebra as barreiras da comunicação, e o PIBID - UFPEL entrando como mediador, juntamente com o ... -
OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGISTRO NO PIBID: VIVENCIANDO A PRÁXIS EDUCATIVA
(2019-10-09)Este artigo apresenta as experiências e atividades desenvolvidas nos últimos meses até o presente momento, pelas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma instituição de educação ... -
A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.
(2019-10-07)O projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, ... -
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PRÁXIS EDUCATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(2019-10-08)O Programa Residência Pedagógica (RP), é um novo desafio e uma oportunidade de formação inicial e continuada, pois o programa auxilia na construção de uma visão mais crítica e reflexiva sobre a Educação através da práxis ... -
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSERÇÃO NA METODOLOGIA DE MARIA MONTESSORI
(2019-10-08)Este estudo faz parte de um projeto realizado pelo PIBID, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na cidade de Francisco Beltrão PR, o qual adotou a pedagogia desenvolvida por Maria Montessori, conhecida como ... -
UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(2019-10-10)A temática da Educação Ambiental (EA) constitui um campo complexo, pois necessita ser trabalhada de forma transversal sendo elencada nas diferentes áreas de saber. A presente pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo ... -
CONTRIBIUÇÕES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO PRÁTICAS DE CONSTRUÇÕES DE SABERES CONTRA-HEGEMÔNICOS.
(2019-10-11)A seguinte escrita, pretende refletir sobre currículo e sua construção utilizando a LDB e a BNCC como textos basilares. A partir de políticas públicas, tais como Residência Pedagógica e Pibid relacionar como esses programas ... -
ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2019-10-10)A proposta desse trabalho é apresentar reflexões sobre o processo de inserção dos acadêmicos do PIBID/UFPR/Educação Física na realidade de uma escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba. A problematização da inclusão ... -
oficinas como método de introdução na escola
(2019-10-07)O presente trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018, do curso de licenciatura em História, sob orientação do professor Jonatas Marques Caratti (UNIPAMPA), ...