• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS CÔNICAS

    Thumbnail
    Data
    2019-10-14
    Autor
    Carolina Pereira Lejambre
    Bianca de Assis Natal
    Anderson Roges Teixeira Góes
    Giancarlo de França Aguiar
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho relata a prática realizada no ano de 2019 no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, por alunas participantes (bolsistas IDs) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – projeto Matemática – da Universidade Federal do Paraná. A atividade foi baseada em Investigações Matemáticas e aplicada em uma turma do 3° ano do Curso Técnico Integrado de Informática, abordando o conteúdo das Cônicas (Parábolas e Hipérboles). A apresentação dos temas foi separada em dois dias, sendo que a aplicação da atividade ocorreu em três aulas de 50 minutos cada. Com o objetivo de facilitar o aprendizado e instigar os estudantes a pensarem como matemáticos, as aulas foram desenvolvidas por meio de dobraduras, para obterem a definição de Parábola e Hipérbole e, consequentemente obterem suas equações. A atividade foi reproduzida por meio de dobras em papel vegetal com auxílio apenas de régua, caneta e compasso. Com as dobraduras realizadas, foram obtidos os desenhos das duas curvas a serem trabalhadas. A partir disso, os estudantes foram incentivados a buscarem relações no desenho afim de encontrar as definições e as equações dos lugares geométricos citados anteriormente, com o auxílio de conteúdos abordados previamente. Em seguida, foram realizadas as formalizações do conteúdo e a resolução de exercícios. O objetivo foi introduzir as cônicas por meio da investigação Matemática, tendo em vista que esse tipo de atividade contribui como um facilitador no processo de aprendizagem além de deixar o estudante mais familiarizado com o conteúdo. Durante a atividade as bolsistas IDs assumiram uma postura interrogativa a fim de promover a reflexão dos estudantes sobre o que estavam fazendo, sem o fornecimento de respostas prontas. Por fim, para se obter uma melhor análise dos resultados da atividade e a opinião dos estudantes sobre o seu desenvolvimento, utilizou-se de um questionário composto por quatro questões objetivas e duas abertas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91454
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV