DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DIVISÃO DO 5º E 6º DO ENSINO FUNDAMENTAL
Data
2019-10-07Autor
Lussyano Stamato Filho
Flavia Carneiro Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho apresentado neste texto trata de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA) e foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na escola estadual Dom Pedro II com os alunos do Clube de Matemática, o qual tem o intuito de ensinar a matemática de forma diferente: com jogos e experiências extraclasse. Segundo D’Ambrosio (1989, p.5) o uso de jogos matemáticos é fundamental para o ensino, pois através dele é possível abortar conceitos e critérios de uma forma mais lúdica, assim alcançando alguns alunos que tendem a ter dificuldades com a forma tradicional de aprendizagem. “o sucesso ou fracasso dos alunos diante da matemática depende de uma relação estabelecida desde os primeiros dias escolares”, ou seja, o conhecimento e a aprendizagem no ensino básico é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento para etapas posteriores de sua vivencia escolar. A SDA analisada foi uma das situações desenvolvidas no Clube de Matemática, para alunos dos 6º e 7º anos. As situações desencadeadoras de aprendizagem trabalhadas no projeto foram desenvolvidas em sala de aula com quatro aulas de 50 minutos cada, onde em duas aulas foi apresentado o conteúdo e ensinado como trabalhar com a divisão e suas propriedades, sendo elas: critério de divisibilidade por 2 e 3, números primos e divisão com resto e na sequência foi aplicado o jogo de resto, um jogo onde alunos andam as casas do tabuleiro conforme o resto que se obteve na operação da divisão. Após a aplicação do jogo foi entregue um questionário para cada estudante e com o questionário respondido pode-se obter alguns dados para serem analisados e com isso identificar quais as dificuldades encontradas. O objetivo do projeto é encontrar possíveis soluções para as dificuldades relatadas no questionário e fazer uma base de dados naquela turma e problematizá-los. O projeto teve auxílio da coordenadora do PIBID, Flavia Dinnies Carneiro Santos ao qual auxiliou no planejamento, desenvolvimento e análise dos resultados.