A IMPORTÂNCIA DA CONFECÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA AULA DE EVOLUÇÃO PARA CONFECÇÃO DE MATERIAIS
Data
2019-10-08Autor
Mainara Cascaes
Karolaine Supi
Amanda Matiola
Gisele Rodrigues
Louise Romansini
Fernando Carvalho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os répteis não-aves compõem a Classe Sauropsida, a qual abrange todos os répteis existentes e seus antepassados. Estes animais são considerados o primeiro grupo de vertebrados predominantemente terrestres, sendo que seus precursores na conquista deste ambiente foram os anfíbios. Adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais adquiridas pelo grupo ao longo de milhões de anos de evolução, como por exemplo, o surgimento de ovos amnióticos, espessamento da epiderme e apêndices tegumentários, principalmente escamas, garantiu ao grupo seu grande sucesso evolutivo. As diferenças morfológicas e comportamentais, bem como os aspectos evolutivos do grupo e a grande diversidade de espécies, faz com que o conteúdo teórico ministrado em sala de aula não seja suficiente para que o que o aluno possa reconhecer facilmente e compreender as especificidades do grupo. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo a confecção de materiais didáticos e a elaboração de uma prática pedagógica ativa a fim de construir um processo de aprendizagem significativo para alunos de ensino fundamental e médio sobre os aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos referentes aos répteis não-aves. No presente estudo, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da 6° fase, no âmbito da disciplina de Evolução produziram uma atividade intitulada “Investigando a Evolução dos Répteis”. Esta atividade foi marcada pela confecção de exemplares representando os répteis e também pela elaboração de uma filogenia para materialização dos aspectos evolutivos do grupo. Para a confecção dos exemplares foram utilizados materiais recicláveis, tintas, colas, tesoura, lápis. Já a demonstração da filogenia foi realizada via figuras projetadas em power point. Os acadêmicos durante a elaboração da atividade propuseram que a produção do material fosse realizada pelos alunos do ensino fundamental e que na sequência eles realizariam uma pesquisa sobre os aspectos biológicos do grupo em questão, bem como os aspectos evolutivos e filogenéticos. Desta forma, os alunos terão a possibilidade de montar o material com as características que definem cada indivíduo e posteriormente terão aptidão para explicar com o auxílio do material produzido o que compreenderam sobre assunto. Posteriormente, o material produzido pela turma do ensino fundamental, unificado a um slide sobre o conteúdo em questão poderia ser usado pelo professor(a) para explicar os aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos dos répteis não-aves para os alunos do ensino médio. O ensino tradicional baseia-se principalmente em aulas expositivas, que colocam os alunos na posição de simples ouvintes. Nesta ocasião, os alunos são pouco estimulados o que afeta negativamente a assimilação dos conteúdos. Desta forma, a confecção e o uso de materiais pedagógicos como os mencionados neste estudo, tornam a aula mais dinâmica, captando a atenção do aluno, promovendo o trabalho em equipe, despertando sua criatividade e propiciando um processo de aprendizagem significativo.Os répteis não-aves compõem a Classe Sauropsida, a qual abrange todos os répteis existentes e seus antepassados. Estes animais são considerados o primeiro grupo de vertebrados predominantemente terrestres, sendo que seus precursores na conquista deste ambiente foram os anfíbios. Adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais adquiridas pelo grupo ao longo de milhões de anos de evolução, como por exemplo, o surgimento de ovos amnióticos, espessamento da epiderme e apêndices tegumentários, principalmente escamas, garantiu ao grupo seu grande sucesso evolutivo. As diferenças morfológicas e comportamentais, bem como os aspectos evolutivos do grupo e a grande diversidade de espécies, faz com que o conteúdo teórico ministrado em sala de aula não seja suficiente para que o que o aluno possa reconhecer facilmente e compreender as especificidades do grupo. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo a confecção de materiais didáticos e a elaboração de uma prática pedagógica ativa a fim de construir um processo de aprendizagem significativo para alunos de ensino fundamental e médio sobre os aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos referentes aos répteis não-aves. No presente estudo, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da 6° fase, no âmbito da disciplina de Evolução produziram uma atividade intitulada “Investigando a Evolução dos Répteis”. Esta atividade foi marcada pela confecção de exemplares representando os répteis e também pela elaboração de uma filogenia para materialização dos aspectos evolutivos do grupo. Para a confecção dos exemplares foram utilizados materiais recicláveis, tintas, colas, tesoura, lápis. Já a demonstração da filogenia foi realizada via figuras projetadas em power point. Os acadêmicos durante a elaboração da atividade propuseram que a produção do material fosse realizada pelos alunos do ensino fundamental e que na sequência eles realizariam uma pesquisa sobre os aspectos biológicos do grupo em questão, bem como os aspectos evolutivos e filogenéticos. Desta forma, os alunos terão a possibilidade de montar o material com as características que definem cada indivíduo e posteriormente terão aptidão para explicar com o auxílio do material produzido o que compreenderam sobre assunto. Posteriormente, o material produzido pela turma do ensino fundamental, unificado a um slide sobre o conteúdo em questão poderia ser usado pelo professor(a) para explicar os aspectos biológicos, evolutivos e filogenéticos dos répteis não-aves para os alunos do ensino médio. O ensino tradicional baseia-se principalmente em aulas expositivas, que colocam os alunos na posição de simples ouvintes. Nesta ocasião, os alunos são pouco estimulados o que afeta negativamente a assimilação dos conteúdos. Desta forma, a confecção e o uso de materiais pedagógicos como os mencionados neste estudo, tornam a aula mais dinâmica, captando a atenção do aluno, promovendo o trabalho em equipe, despertando sua criatividade e propiciando um processo de aprendizagem significativo.