Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 1014
-
Interface entre escola e saúde mental : centros de atenção psicossocial infanto juvenil sob a perspectiva de profissionais da educação
(2024)Resumo: A prevalência de sofrimento psíquico em crianças e adolescentes brasileiros é de 10 a 25%. O impacto desse sofrimento é muitas vezes evidenciado no contexto escolar, tendo o professor como profissional responsável ... -
Indicadores de capital cultural de famílias na mediação do processo de alfabetização de alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino de Pinhais - PR durante a pandemia de Covid-19
(2024)Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como propósito identificar as relações entre indicadores de capital cultural de famílias de classes populares, o trabalho pedagógico desenvolvido por uma escola durante o isolamento social, ... -
Praticas de letramento sociointeracional crítico em aulas de língua portuguesa no ensino médio a partir de episódios da série humorística Modern Family
(2024)Resumo: Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Educação – linha de pesquisa LiCorEs – Linguagem, Corpo e Estética na Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa, vinculada ao ... -
Diálogo de Saberes no Encontro de Culturas : o desafio da construção do conhecimento em agroecologia na Educação do Campo
(2018)Resumo: A presente pesquisa, realizada na Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA), no Assentamento Contestado, localizada no estado do Paraná, buscou identificar e problematizar os processos de construção do conhecimento ... -
No Xirê da Educação : oficina pedagógica, reflexões e produção de conhecimentos a partir da Cartilha Pedagógica "Candomblé"
(2024)Resumo: Esta dissertação trata sobre o processo formativo, as discussões e reflexões sobre racismo e racismo religioso e o ensino da cultura africana e afro-brasileira e a formação de professores em educação para relações ... -
Amílcar Cabral : concepções educacionais em Guiné Bissau (1965-1973)
(2022)Resumo: Este trabalho pretende investigar, as concepções de educação no pensamento de Cabral, e suas possíveis aplicações na em Guiné-Bissau 1965-1973, tendo como objetivo analisar como o Cabral pensava sobre a educação e ... -
Avaliação do processo de adaptação e implementação do componente DIGA em Movimento : percepções de educadoras do ensino fundamental
(2024)Resumo: O Programa DIGA busca oferecer uma linguagem comum para todas as pessoas que fazem parte da rede de relacionamentos dos jovens. O nome - DIGA - é uma maneira de lembrar quatro estratégias simples para lidar com ... -
A produção da evasão escolar das alunas no ensino fundamental e médio : gênero, raça e a travessia da Covid-19
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a evasão escolar das alunas que estudam no Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio em municípios de uma Comarca localizada no sul do Paraná, analisando ... -
A encen(ação) da dança como culminância das práticas pedagógicas avaliativas no processo de ensino e aprendizagem das artes do corpo no curso de dança moderna da UFPR
(2024)Resumo: A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) e ao Grupo de Pesquisa ... -
Uma experiência de construção coletiva de currículo básico para as escolas municipais de São José dos Pinhais
(1992)Resumo: Este estudo trata da descrição e análise do processo de construção coletiva de uma proposta curricular, vista sob o prisma do trabalho coletivo, participativo. Procurou-se descrever o processo desenvolvido junto à ... -
As mulheres na revista "Correio dos Ferroviários" entre 1933 e 1946
(2023)Resumo: Essa pesquisa buscou analisar os discursos sobre e para as mulheres na revista Correio dos Ferroviários, a fim de compreender de que forma a revista se posicionava em relação à questão feminina entre 1933 e 1946. ... -
Arquitetura e educação no Paraná : o impacto dos modelos FUNDEPAR (1962-1975)
(2024)Resumo: Esta dissertação examina a intersecção entre os campos de pesquisa história da educação, arquitetura escolar e política educacional no Estado do Paraná no Brasil, durante o período de 1962 a 1975. O estudo analisa ... -
Escolarizando os elementos da cultura física : a incorporação da gymnastica pela Instrução Pública do Paraná (1882-1924)
(2024)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender como a Gymnastica foi incorporada pela Instrução Pública do Paraná entre os anos de 1882 a 1924. Por sua vez, os objetivos específicos foram os seguintes: a) ... -
A luta sindical tem gênero? : as demandas das docentes da rede estadual de educação do Paraná nas deliberações da APP-Sindicato
(2021)Resumo: Busca-se analisar a ação da APP-Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná, uma entidade majoritariamente composta por mulheres, na disputa das políticas públicas e a relação destas disputas e políticas ... -
Detrás daquela porta há uma história para contar : currículo e cultura escolar no Colégio Polaco Mikolaj Kopernik de Mallet-PR : (1911-1938)
(2024)Resumo: Esta pesquisa investigou a trajetória da Escola Polaca Nicolau Copérnico de Mallet- PR em perspectiva histórica, no período entre 1911 e 1938. Seu objetivo principal foi analisar o processo educacional instituído ... -
Manuais escolares no ensino de física : práticas docentes no contexto escolar da educação do campo
(2023)Resumo: O campo de pesquisas em Educação e Ensino é diverso e amplo, e é por onde se inserem os Manuais Escolares, elemento central desta pesquisa, havendo, sobre eles, uma amplitude de conhecimento científico. Em vista ... -
Pedagogias das masculinidades infantis em enunciações neoconservadoras
(2024)Resumo: A partir do arcabouço teórico-metodológico pós-estruturalista, esta pesquisa se volta às pedagogias de produção das masculinidades infantis a partir de artefatos imagéticos, isto é, de fotografias e imagens. As ... -
O desenho livre como expressão do desenvolvimento infantil
(2024)Resumo: Independente dos avanços que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996) promoveu na primeira etapa da Educação Básica, na Educação Infantil, ainda é vista uma desvalorização pedagógica e até ... -
Entre a permanência e evasão : contribuições do PIBID para a manutenção de licenciandos em um curso de licenciatura
(2024)Resumo: Os cursos de licenciatura em Física, no Brasil, apresentam problemas particulares principalmente relacionados ao alto índice de evasão nos cursos. Essa problemática reflete na quantidade de professores formados ... -
Territórios, cidades e o direito à educação : os equipamentos urbanos públicos de municípios da Região Metropolitana de Curitiba e as desigualdades de oferta educacional
(2023)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as características da oferta educacional na cidade de Curitiba e em municípios do primeiro anel da região metropolitana de Curitiba; e sua relação com as desigualdades ...