Entre a permanência e evasão : contribuições do PIBID para a manutenção de licenciandos em um curso de licenciatura
Resumo
Resumo: Os cursos de licenciatura em Física, no Brasil, apresentam problemas particulares principalmente relacionados ao alto índice de evasão nos cursos. Essa problemática reflete na quantidade de professores formados para atuar nas escolas de Ensino Básico e como forma de atenuar essa situação, são colocados outros professores para ministrar às aulas de física, profissionais sem habilitação nessa área específica. Na formação inicial, existem medidas governamentais para valorizar os cursos de licenciatura e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma dessas medidas que tem como público-alvo, nas universidades, estudantes que estão na primeira metade do seu curso de graduação em licenciatura, para que esses futuros professores possam vivenciar as escolas na prática de modo antecipado. O PIBID é uma importante ferramenta para tornar os cursos de licenciatura mais atrativos, mas os cursos de licenciatura em Física, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), passam por uma redução no número de matrículas anuais nas universidades, sobretudo, as instituições públicas que dispõe de mais vagas para este curso. Essa redução na procura pelos cursos de licenciatura causa uma diminuição significativa de profissionais da educação que são formados por ano e precariza ainda mais as condições de ensino na disciplina de Física no Ensino Médio. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho foi investigar os aspectos da influência do PIBID na permanência, identificação docente e perspectivas de carreira em bolsistas do programa de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública federal. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como instrumentos de investigação questionários e entrevistas semiestruturadas, tendo sido realizada junto a um grupo de estudantes que participam e/ou participaram do PIBID entre os editais de 2018 até 2022. Os participantes da pesquisa apontaram como motivações para desistir do curso a dificuldade em conciliar estudo com trabalho, dificuldade no curso e uma dificuldade na relação com os professores, principalmente, com os docentes das disciplinas da área da Física. Como resultados, percebe-se indícios de que o programa tem atuado positivamente na permanência dos estudantes do curso estudado e as principais causas apontadas para a permanência são, em primeiro plano, o recebimento da bolsa CAPES e, em segundo plano, a vivência em sala de aula que auxilia na construção da identidade docente desses licenciandos. Os Pibidianos revelam também que a participação no programa foi um importante motivador para ter uma dedicação maior às disciplinas do curso e foi importante para a melhora no senso de pertencimento ao curso e na confirmação da carreira docente. Abstract: The teacher training courses in Physics in Brazil face particular challenges, mainly related to the high dropout rate among students. This issue is reflected in the number of teachers trained to work in Basic Education schools. As a way to mitigate this situation, other professionals without specific qualifications in this area are often assigned to teach physics classes. In initial teacher training, there are governmental measures aimed at valorizing bachelor's degree programs. The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) is one such measure, targeting university students in the first half of their bachelor's degree program. The aim is for these future teachers to experience the school environment in advance. PIBID has become an important tool to make bachelor's degree programs more attractive. However, according to data from the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), bachelor's degree programs in Physics have seen a decrease in annual enrollments, especially in public institutions that offer more spots for this course. This decline in demand for bachelor's degree programs leads to a significant reduction in the number of education professionals trained each year, further compromising the teaching conditions for physics in High School. Therefore, the general objective of this study was to investigate the aspects related to the influence of PIBID on retention, teacher identification, and career prospects among beneficiaries of the program in a Bachelor's degree program in Physics at a federal public university. This qualitative research used questionnaires and semi-structured interviews as research instruments and was conducted with a group of students who participated or are participating in PIBID between 2018 and 2022. Participants identified difficulty balancing study and work, course challenges, and relationships with teachers, especially those in physics disciplines, as reasons for dropping out of the program. As for results, there are indications that the program has positively impacted student retention in the studied course. The main reasons for staying are, first, receiving the CAPES scholarship and, second, classroom experience that helps shape the teaching identity of these students. Participants also revealed that their participation in the program was a significant motivator to dedicate more time to course subjects, improving their sense of belonging to the program and confirming their teaching career aspirations.
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