Detrás daquela porta há uma história para contar : currículo e cultura escolar no Colégio Polaco Mikolaj Kopernik de Mallet-PR : (1911-1938)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investigou a trajetória da Escola Polaca Nicolau Copérnico de Mallet- PR em perspectiva histórica, no período entre 1911 e 1938. Seu objetivo principal foi analisar o processo educacional instituído pelo Colégio, problematizando seu currículo e sua cultura material no contexto escolar. O recorte temporal inicia-se no ano em que foi inaugurado o colégio, oferecendo o primeiro e o segundo ano do curso secundário, sendo as aulas ministradas no idioma polaco. Já o recorte final refere-se ao seu encerramento em decorrência da Lei do Estado Novo de Getúlio Vargas, que proibiu o ensino da língua estrangeira em escolas, fazendo com que a instituição mudasse de nome para Colégio Malletense e as aulas começassem a ser ministradas no idioma vernáculo. Para integrar o referencial teórico, elegeu-se Gluchowski, Iarochinski e Wachowicz sobre as imigrações polacas no Brasil e no Paraná. A pesquisa dialoga com autores que trazem reflexões sobre o campo da cultura escolar pelo viés da história cultural, do currículo e das disciplinas, como Ivor Goodson, Augustín Benito Escolano e Dominique Julia. As fontes privilegiadas são os documentos institucionais, fotografias escolares, livros didáticos e artigos de jornais. Ainda, esta investigação traz questões referentes aos objetos escolares da instituição e das atividades extraclasses realizadas dentro do universo escolar do Colégio em Mallet. Abstract: This research investigated the trajectory of the Polish College Nicolau Copérnico in Mallet, Paraná, from a historical perspective, in the period between 1911 and 1938. Its main objective was to analyze the educational process established by the College, problematizing its curriculum and its material culture in the school context. The time frame begins in the year the school was opened, offering the first and second year of secondary education, with classes taught in the Polish language. The final section refers to its closure as a result of Getúlio Vargas' Estado Novo Law, which prohibited the teaching of a foreign language in schools, causing the institution to change its name to Colégio Malletense and classes to begin being taught at the vernacular language. To integrate the theoretical framework, Gluchowski, Iarochinski and Wachowicz were chosen on Polish immigration in Paraná and throughout Brazil. The research dialogues with authors who bring reflections on the field of school culture from the perspective of cultural history, curriculum and disciplines, such as Ivor Goodson, Augustín Benito Escolano and Dominique Julia. The privileged sources are institutional documents, school photographs, textbooks and newspaper articles. Furthermore, this investigation raises questions regarding the institution's school objects and extra-class activities carried out within the school universe of the College in Mallet.
Collections
- Dissertações [1015]