Indicadores de capital cultural de famílias na mediação do processo de alfabetização de alunos do 3º ano da Rede Municipal de Ensino de Pinhais - PR durante a pandemia de Covid-19
Resumo
Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como propósito identificar as relações entre indicadores de capital cultural de famílias de classes populares, o trabalho pedagógico desenvolvido por uma escola durante o isolamento social, causado pela pandemia de covid-19 entre os anos de 2020 e 2021, e os níveis de alfabetização de crianças do 3.º ano da Rede Municipal de Ensino de Pinhais. Inicialmente, é apresentado um histórico das ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia, destacando a metodologia pedagógica utilizada pelos docentes, bem como uma análise de seus planejamentos e atividades encaminhadas e realizadas pelas crianças de forma não presencial, verificando a viabilização do processo de alfabetização. Ademais, são apresentados dados produzidos com base em um questionário sobre o contexto social e capital cultural das famílias de uma turma do 3.º ano, a fim de investigar as condições em que ocorreu a mediação do ensino remoto. Esses dados foram complementados com entrevistas semiestruturadas realizadas com as famílias de três educandos e com as professoras responsáveis pela turma durante e após a pandemia (2020, 2021, 2022 e 2023) e com a comparação de produções textuais das crianças. A análise ocorreu com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu e comentadores, destacando o uso do conceito de capital cultural. Também foram acionados Basil Bernstein, tratando da relação entre códigos linguísticos, e Bernard Lahire, versando sobre organização e socialização familiar. Os principais resultados encontrados apontam que a organização familiar e as estratégias utilizadas nas rotinas das crianças potencializam as possibilidades de melhor desempenho na escola, assim como uma relação próxima com a linguagem legitimada e leituras realizadas diariamente. Por outro lado, também se destaca a relevância da instituição formal e a mediação docente para a construção das aprendizagens e a diminuição das desigualdades escolares. Abstract: In this research, the purpose is to identify the connection between indicators of cultural capital among working-class families, the pedagogical work carried out by a school during social isolation caused by the covid-19 pandemic between 2020 and 2021, and the literacy levels of 3rd grade students in the Pinhais Municipal Education System. Initially, a report of the actions taken in the teaching and learning process during the pandemic is presented, highlighting the pedagogical methodologies used by teachers, as well as an analysis of their plans and activities that were sent bay the students to complete remotely, evaluating the feasibility of the literacy process. Additionally, data based on a questionnaire about the social context and cultural capital of families in a 3rd grade class are presented to investigate the conditions under which remote teaching was mediated. These data were complemented with semi-structured interviews conducted with the families of three students and with the teachers responsible for the class during and after the pandemic (2020, 2021, 2022 and 2023), along with a comparison of the children's written work. The analysis was based on the sociological theory of Pierre Bourdieu and his commentators, highlighting the use of the concept of cultural capital. Basil Bernstein was also referenced, addressing the connection between linguistic codes, and Bernard Lahire, discussing family organization and socialization. The main results indicate that family organization and the strategies used in children's routines enhance the possibilities of better educational performance, as well as a close connection with legitimized language and daily reading practices. Conversely, the relevance of the formal institution and teaching mediation for the construction of learning and the reduction of educational inequalities is also emphasized.
Collections
- Dissertações [1014]