Manuais escolares no ensino de física : práticas docentes no contexto escolar da educação do campo
Resumo
Resumo: O campo de pesquisas em Educação e Ensino é diverso e amplo, e é por onde se inserem os Manuais Escolares, elemento central desta pesquisa, havendo, sobre eles, uma amplitude de conhecimento científico. Em vista disso, apresenta-se aqui a proposta de relacionar as temáticas de Educação do Campo, Manuais Escolares e Ensino de Física. Destaca-se que existe pouca produção na literatura a respeito das relações entre as três temáticas. Para compreender as possíveis articulações entre estas temáticas, foi realizado uma consulta ao Portal de Periódicos da CAPES, resultando em uma quantidade de artigos relativamente baixa. Isso nos permite entender que há uma necessidade de se avançar no desenvolvimento de mais estudos sobre essas relações, dado a baixa quantidade de publicações. Com base nestas reflexões, a presente dissertação explicita os procedimentos desenvolvidos em uma pesquisa exploratória realizada com professores de Física que atuam em escolas do campo de um Núcleo Regional de Educação do estado do Paraná. A questão norteadora desta investigação foi: como as estratégias metodológicas docentes são desenvolvidas a partir do uso e escolha de livros didáticos de Física, nas escolas do campo do NRE em Irati, Paraná? Deste modo, a partir desta questão, o objetivo geral da investigação foi identificar, a partir da escolha e do uso de livros didáticos de Física, as estratégias metodológicas desenvolvidas por professores que ministram esta disciplina escolar nas escolas do campo do NRE em Irati, Paraná. A partir da análise dos dados, percebeu-se um cenário geral de pouco uso dos livros didáticos, com uma tendência a sua substituição por tecnologias digitais, sendo algo crescente e resultado de uma variedade de fatores. Além disso, também se percebeu, por meio do relato dos participantes, que o Ensino de Física nas escolas do campo é desenvolvido de forma a se adaptar a esse cenário e, por geralmente estar ligado à realidade de vida das comunidades camponesas, tem limitações em sala de aula, relacionadas a dificuldades de acesso a essas tecnologias. Por fim, a da falta de políticas específicas para a Educação do Campo, aliado ao incentivo do Estado do Paraná no uso de tecnologias digitais e as atuais políticas de livro didático que restringem a fabricação de Manuais Escolares impressos, tem contribuído para o pouco uso dos livros didáticos, em especial os de Física. Abstract: The field of research in Education and Teaching is diverse and broad, and this is where the School Textbooks, the central element of this research, come in. In view of this, the proposal here is to relate the themes of Rural Education, Textbooks and Physics Teaching. It should be noted that there is little production in the literature on the relationship between these three themes. In order to understand the possible links between these themes, we consulted the CAPES Journal Portal and found a relatively low number of articles. This allows us to understand that there is a need to advance in the development of more studies on these relationships, given the low number of publications. Based on these reflections, this dissertation explains the procedures developed in an exploratory study carried out with physics teachers working in rural schools in a Regional Education Center in the state of Paraná. The guiding question of this investigation was: how are teaching methodological strategies developed based on the use and choice of physics textbooks in rural schools in NRE of Irati, Paraná? Based on this question, the general objective of the research was to identify, based on the choice and use of physics textbooks, the methodological strategies developed by teachers who teach this subject in rural schools in NRE of Irati, Paraná. Analysis of the data revealed a general scenario of little use of textbooks, with a tendency for them to be replaced by digital technologies, which is growing and is the result of a variety of factors. In addition, it was also clear from the participants' reports that physics teaching in rural schools is developed in such a way as to adapt to this scenario and, because it is generally linked to the reality of life in rural communities, has limitations in the classroom related to difficulties in accessing these technologies. Finally, the lack of specific policies for rural education, coupled with the state of Paraná's encouragement of the use of digital technologies and current textbook policies that restrict the production of printed school textbooks, has contributed to the limited use of textbooks, especially physics textbooks.
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