Praticas de letramento sociointeracional crítico em aulas de língua portuguesa no ensino médio a partir de episódios da série humorística Modern Family
Resumo
Resumo: Dissertação apresentada ao curso de Pós-Graduação em Educação – linha de pesquisa LiCorEs – Linguagem, Corpo e Estética na Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa Labelit – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, teve como objetivo compreender os efeitos de práticas de letramento sociointeracional crítico em aulas de língua portuguesa com estudantes do segundo ano do ensino médio de um colégio estadual, na cidade de Ponta Grossa-PR. O estudo foi realizado em uma turma na qual a pesquisadora lecionava. Trata-se de investigação de tipo etnográfico (ANDRÉ), pois a intenção é compreender como os alunos se relacionam com o gênero sitcom (comédia de costumes), seus temas, e o papel do humor na difusão e reiteração de percepções valorativas; mas também tem a intenção de promover, em alguma medida, o Letramento Sociointeracional Crítico, buscando problematizar os efeitos das práticas realizadas com os estudantes. Este estudo tem como pressupostos teóricos as concepções do Círculo de Bakhtin, que fundamentam a Análise Dialógica do Discurso (ADD), as preocupações trazidas pelos Multiletramentos a partir dos estudos de Rojo, tendo a Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO) como base teórica e metodológica, perpassando pelos estudos das interseccionalidades (CRENSHAW) com a intenção de discutir questões inerentes às noções de classe, gênero e raça a partir de temáticas suscitadas pela série estadunidense Modern Family. Para a geração de dados, foram utilizados questionários respondidos ao longo das práticas mediadoras, também o diário de campo da professora, excertos de discursos produzidos durante as mediações feitas em sala de aula com o grupo todo, assim como os vídeos produzidos pelos alunos em grupos. Esta pesquisa demonstrou a importância que as práticas mediadoras de letramento sociointeracional crítico assumem no sentido de promover um espaço onde os alunos podem compartilhar suas experiências pessoais, opiniões, discutir temas sociais relevantes, atuais, fazendo associações com suas realidades a partir do que assistiram nos episódios de uma série humorística internacional. O estudo também suscitou alguns impasses, dificuldades e desafios que estas práticas trazem consigo, além dos fatores externos que influenciam diretamente nos resultados e que devem ser levados em conta no desenvolvimento da pesquisa. Visando contribuir para a pesquisa em Educação, também com a formação cidadã dos estudantes da Educação Básica e, consequentemente, com a prática de professores no trabalho com gêneros audiovisuais, esta pesquisa promove reflexões relevantes e críticas para o Ensino de Línguas em geral. Abstract: Dissertation presented to the Postgraduate Program in Education –Research Line LiCorEs – Language, Body, and Aesthetics in Education, Education Department, Federal University of Paraná. This research, linked to the Labelit research group – Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricalities, aimed to understand the effects of socio-interactional critical literacy practices in Portuguese language classes with second-year high school students from a state school in the city of Ponta Grossa-PR. The study was conducted in a class where the researcher was teaching. This is an ethnographic study (ANDRÉ) as it seeks to understand how students relate to the sitcom genre, (comedy of manners), its themes, and the role of humor in the dissemination and reiteration of evaluative perceptions. It also aims, to some extent, to promote Socio-Interactional Critical Literacy, seeking to problematize the effects of the practices carried out with the students. This study is based on the theoretical assumptions of Bakhtin's Circle, which underpin the Dialogic Discourse Analysis (DDA), along with the concerns brought by Multiliteracies from Rojo’s studies, using the Socio-Interactional Critical Literacy Pedagogy (TILIO) as a theoretical and methodological foundation and also draws on intersectionality studies (CRENSHAW) with the intention of discussing issues related to class, gender, and race based on themes raised by the American TV series Modern Family. For data generation, questionnaires filled out throughout the mediating practices were used, as well as the teacher’s field journal, excerpts of speeches produced during classroom mediations with the whole group, and videos produced by students in groups. This research demonstrated the importance of socio-interactional critical literacy mediating practices in creating a space where students can share their personal experiences and opinions, discuss relevant and current social topics, and make connections with their realities based on what they watched in episodes of an international comedy series. The study also raised some impasses, difficulties, and challenges that these practices bring, as well as external factors that directly influence the results and must be taken into account in the development of the research. Withe the aim of contributing to research in Education, as well as to the civic education of Basic Education students and, consequently, to the practice of teachers working with audiovisual genres, this research promotes relevant and critical reflections for Language Teaching in general.
Collections
- Dissertações [1015]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google
Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13) -
Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau
Sowek, Osvaldo (1987)Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...