Amílcar Cabral : concepções educacionais em Guiné Bissau (1965-1973)
Resumo
Resumo: Este trabalho pretende investigar, as concepções de educação no pensamento de Cabral, e suas possíveis aplicações na em Guiné-Bissau 1965-1973, tendo como objetivo analisar como o Cabral pensava sobre a educação e como organizou o sistema educativo da Guiné Bissau entre os anos de 1965-1973. Para sua elaboração, trabalhamos a partir de levantamentos bibliográficos sobre a temática e analisamos documentos oficiais do sistema educacional a partir da época pré-colonial e até dias atuais. O trabalho aborda o sistema educativo pré-colonial praticado pelos bissauguineenses antes da invasão portuguesa, que a forma de educar passa de mais velhos para mais novos através da oralidade, onde são ensinadas crenças, trabalho de cultivo, de pastar, entre outros. Com a chegada dos invasores portugueses, no sistema de ensino, passou-se a ser do princípio português, onde era ensinada a língua portuguesa, história portuguesa, geografia e os demais. Cabral e o seu partido não estavam de acordo como estava sendo ensinado ao seu povo, porém criaram escolas nas zonas libertadas, escola piloto e internatos. Com a conquista da independência, o sistema educativo que Cabral e PAIGC propõem, é o ensino baseado nas realidades locais e africanas, é ensinar o seu povo, os valores que foram negados pelos portugueses (história, geografia, religião, literatura). Abstract: In this work, we intend to analyze/investigate the Amilcar Cabral thought in education conceptions of Guinea-Bissau in 1965-1973, it aims to analyze how Cabral thought and thought about education and how he organized the educational system in Guinea Bissau between the years 1965-1973. For its elaboration, we work from the bibliographic surveys on the subject and analyze official documents of the educational system from the pre-colonial period to the present day. The work addresses the precolonial educational system practiced by the Bissau-Guineans before the Portuguese invasion, that the way of education passes from older to younger through orality, where beliefs, cultivation work, grazing, among others are taught. With the arrival of the Portuguese invaders, the education system became from the beginning of Portugal culture, where the Portuguese language, its history, geography and others. Cabral and his party did not agree with what was being taught to their people, but they created schools in the liberated zones, pilot schools and boarding schools. With the conquest of independence, the educational system that Cabral and PAIGC propose is teaching based on local and African realities, it is teaching its people the denied values to Portuguese (history, geography, religion, literature).
Collections
- Dissertações [1014]