• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A encen(ação) da dança como culminância das práticas pedagógicas avaliativas no processo de ensino e aprendizagem das artes do corpo no curso de dança moderna da UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANA REGINA VIRTUOSO.pdf (9.385Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Virtuoso, Juliana Regina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) e ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit), teve como objeto de estudo as encen(ações) artísticas do Curso de Dança Moderna (CDM) da UFPR, um curso de extensão livre em uma instituição de ensino superior pública e gratuita. Partiu-se de um argumento calcado na hipótese de que a participação ativa dos alunos e alunas, nos espetáculos anuais, poderia ser considerada como a culminância avaliativa nos processos de ensino e aprendizagem nas artes do corpo. O problema de pesquisa foi pautado na seguinte questão: um espetáculo ou uma encen(ação) de dança poderia ser considerado como a culminância avaliativa decorrente dos processos de ensino e aprendizagem de/em dança? Para a abordagem da encen(ação)/espetáculo nos processos educativo-formativo e artístico do CDM da UFPR, pretendeu-se verificar o eixo específico da avaliação da aprendizagem. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa ancorada nos aportes da revisão bibliográfica e do estudo de caso. O método da pesquisa selecionado foi a análise documental, entendendo como corpus da pesquisa: o Projeto Pedagógico, o Regimento Interno do CDM, o Plano de Ensino e o documento audiovisual – gravação digital da encen(ação) de Alice (2013). O embasamento teórico que possibilitou a sustentação argumentativa reportou-se a autores(as) vinculados aos estudos no campo da avaliação da aprendizagem, buscando uma relação dialógica com os mesmos a partir da experiência vivida no exercício da profissão, ou seja, no CDM da UFPR. Os resultados, obtidos pós a análise do objeto empírico da investigação, foram positivos em relação à hipótese inicial, sendo possível atestar que a encen(ação) particular Alice (2013) foi considerada como a culminância avaliativa nos processos de ensino e aprendizagem nas artes do corpo no CDM.
     
    Abstract: This dissertation, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraná (UFPR), the research line Language, Body and Aesthetics in Education (LiCorEs) and the Research Group Laboratory for Studies in Education, Language and Theatricalities (Labelit), had as its object of study the artistic performances of the Modern Dance Course (CDM) at UFPR, a free extension course at a free public higher education institution. The starting point was an argument based on the hypothesis that the active participation of male and female students, in the annual shows, could be considered as the evaluative culmination in the teaching and learning processes in body arts. The research problem was based on the following question: could a dance performance or performance be considered as the evaluative culmination resulting from the teaching and learning processes of/in dance? For the approach to enactment/spectacle in the educational-training and artistic processes of the UFPR CDM, the aim was to verify the specific axis of learning assessment. The research started from a qualitative approach anchored in the contributions of the bibliographic review and the case study. The research method selected was documentary analysis, understanding as the research corpus: the Pedagogical Project, the CDM Internal Regulations, the Teaching Plan and the audiovisual document – digital recording of the staging of Alice (2013). The theoretical basis that enabled the argumentative support was reported to authors linked to studies in the field of learning assessment, seeking a dialogical relationship with them based on the experience lived in the exercise of the profession, that is, in the CDM of UFPR. The results obtained after analyzing the empirical object of the investigation were positive in relation to the initial hypothesis, making it possible to attest that the particular scenario Alice (2013) was considered as the evaluative culmination in the teaching and learning processes in body arts in the CDM.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93612
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV