O desenho livre como expressão do desenvolvimento infantil
Resumo
Resumo: Independente dos avanços que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL,1996) promoveu na primeira etapa da Educação Básica, na Educação Infantil, ainda é vista uma desvalorização pedagógica e até mesmo uma fragilização das condições reservadas a essa etapa de ensino. E nessas circunstâncias, observa-se a falta de fundamentação teórico-metodológica em práticas de cunho educativo atribuída ao desenho infantil, o qual tem sido erroneamente compreendido como uma atividade de passatempo e não uma atividade que contribui para o desenvolvimento global das crianças. Logo, o objetivo da dissertação, é demonstrar a importância do desenho livre na Educação Infantil para o desenvolvimento global da criança. Deste modo, este trabalho defende que o desenho é uma importante forma de linguagem, essencial para o pleno desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica, baseia-se em estudos propostos por Piaget (1971), Vigotski(2009), Luquet (1969), Lowenfeld & Brittain (1970), Kellogg (1984) e Iavelberg (1995) em que estudaram o desenho infantil, como um meio de desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a qualitativa, descritiva com abordagem da observação participante. As diferentes etapas presentes no desenvolvimento gráfico da criança e demais dados foram colhidos por meio de observação com crianças de 2 a 5 anos e 12 meses de idade e suas professoras em uma escola do município de Curitiba/Paraná. Os resultados: revelam a importância da atividade do desenho na Educação Infantil, na promoção do desenvolvimento da criança. Abstract: Regardless of the advances that the National Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996) promoted in the first stage of Basic Education, in Early Childhood Education, a pedagogical devaluation and even a weakening of the conditions reserved for this stage of education are still seen. teaching. And in these circumstances, there is a lack of theoretical-methodological foundation in educational practices attributed to children's drawing, which has been mistakenly understood as a hobby activity and not an activity that contributes to the global development of children. Therefore, the objective of the dissertation is to demonstrate the importance of free drawing in Early Childhood Education for the child's overall development. Therefore, this work argues that drawing is an important form of language, essential for the child's full development. The theoretical foundation is based on studies proposed by Piaget (1971), Vigotski (2009), Luquet (1969), Lowenfeld & Brittain (1970), Kellogg (1984) and Iavelberg (1995) in which they studied children's drawing, such as a means of development. The methodology used was qualitative, descriptive with a participant observation approach. The different stages present in the child's graphic development and other data were collected through observation with children aged 2 to 5 years and 12 months and their teachers at a school in the city of Curitiba/Paraná. The results: reveal the importance of drawing in Early Childhood Education, in promoting child development.
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