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    Diálogo de Saberes no Encontro de Culturas : o desafio da construção do conhecimento em agroecologia na Educação do Campo

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    R - D - SIMONE APARECIDA REZENDE.pdf (2.121Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Rezende, Simone Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa, realizada na Escola Latinoamericana de Agroecologia (ELAA), no Assentamento Contestado, localizada no estado do Paraná, buscou identificar e problematizar os processos de construção do conhecimento em agroecologia na perspectiva da Educação do Campo, por meio do Diálogo de Saberes no Encontro de Culturas, enquanto método de trabalho pedagógico utilizado no Curso de Tecnólogo em Agroecologia. Nesse processo, a pesquisa empírica com os/as educandos/as e os/as camponeses/as foi de fundamental importância para compreender a relação que se estabelece entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos populares, enquanto construção do conhecimento no processo de emancipação humana. Nesse contexto, pode-se verificar a construção de espaços de formação de camponesas e camponeses da América Latina, protagonizadas pelos movimentos sociais do campo, a partir da Coordenadora Latino Americana de Organizações do Campo – CLOC-Via Campesina, com o objetivo de vincular a necessária organização e produção dos/nos territórios com as lutas de resistência. Nesse conjunto, a ELAA é um desses espaços que busca articular os processos a partir das várias dimensões humanas, visando o desenvolvimento de ações de educação e transição em agroecologia. Como nos inspira o educador Paulo Freire em toda reflexão, pois corrobora com a compreensão de que o diálogo humaniza os sujeitos.
     
    Abstract: This research, conducted at the Latin American School of Agroecology (ELAA), in the Contestado Settlement, located in the state of Paraná, sought to identify and problematize the processes of knowledge construction in agroecology from the perspective of Rural Education, through the Dialogue of Knowledge in the Meeting of Cultures, as a pedagogical work method used in the Technologist Course in Agroecology. In this process, empirical research with students and peasants was of fundamental importance to understand the relationship established between scientific knowledge and popular knowledge, as a construction of knowledge in the process of human emancipation. In this context, it is possible to verify the construction of spaces for the training of peasants in Latin America, led by rural social movements, based on the Latin American Coordinator of Rural Organizations – CLOC-Via Campesina, with the objective of linking the necessary organization and production of territories with resistance struggles. In this context, ELAA is one of those spaces that seeks to articulate processes based on various human dimensions, aiming at the development of educational and transition actions in agroecology. As the educator Paulo Freire inspires us in all reflections, as it corroborates the understanding that dialogue humanizes subjects.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93825
    Collections
    • Dissertações [1014]

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