Arquitetura e educação no Paraná : o impacto dos modelos FUNDEPAR (1962-1975)
Resumo
Resumo: Esta dissertação examina a intersecção entre os campos de pesquisa história da educação, arquitetura escolar e política educacional no Estado do Paraná no Brasil, durante o período de 1962 a 1975. O estudo analisa como a produção destas escolas, mais do que meros espaços de ensino-aprendizagem, atuaram como instrumentos de intervenção do estado brasileiro, refletindo nas dinâmicas políticas e as qualificações e formação dos estudantes da época. A pesquisa destaca a continuidade dos modelos arquitetônicos da Fundação Educacional do Estado do Paraná (FUNDEPAR), enfatizando sua eficiência em prover espaços educacionais funcionais e econômicos. Contudo, também ressalta os desafios contemporâneos impostos pela evolução do paradigma educacional que demanda abordagem e centradas no estudante. A dissertação enfoca na necessidade de a arquitetura escolar acompanhar estas mudanças, promovendo espaços flexíveis e estimulantes que atendam às demandas da educação contemporânea. Outra influência importante no período foi a assinatura do acordo entre o ministério da Educação e Cultura do Brasil com os Estados Unidos da América (EUA), que ficou conhecido como o acordo MEC/USAID. A preservação do patrimônio arquitetônico e cultural dessas escolas históricas é discutida como crucial para manter a identidade educacional do estado, desempenhando um papel significativo na formação da educação e no futuro da sociedade. A pesquisa também contempla a análise de Michel Foucault sobre as transformações nas estruturas de poder e como isso interage com a arquitetura. O estudo conclui que a arquitetura escolar, ao longo da história, tem sido um reflexo e um instrumento das dinâmicas de poder e das políticas econômicas, desempenhando um papel significativo na formação da educação e no futuro da sociedade. Abstract: This dissertation examines the intersection between the fields of history of education, school architecture, and educational policy in the State of Paraná in Brazil, during the period from 1962 to 1975. The study analyzes how the production of these schools, more than mere spaces for teaching and learning, acted as instruments of intervention by the Brazilian state, reflecting in the political dynamics and the qualifications and training of students at the time. The research highlights the continuity of the architectural models of the Educational Foundation of the State of Paraná (FUNDEPAR), emphasizing their efficiency in providing functional and economical educational spaces. However, it also emphasizes the contemporary challenges imposed by the evolution of the educational paradigm that demands student-centered approaches. The dissertation focuses on the need for school architecture to keep up with these changes, promoting flexible and stimulating spaces that meet the demands of contemporary education. Another important influence in the period was the signing of the agreement between the Ministry of Education and Culture of Brazil and the United States of America (USA), known as the MEC/USAID agreement. The preservation of the architectural and cultural heritage of these historical schools is discussed as crucial to maintaining the educational identity of the state. The research also contemplates Michel Foucault's analysis of transformations in power structures and how this interacts with architecture. The study concludes that school architecture, throughout history, has been a reflection and an instrument of power dynamics and economic policies, playing a significant role in shaping education and the future of society.
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