Avaliação do processo de adaptação e implementação do componente DIGA em Movimento : percepções de educadoras do ensino fundamental
Resumo
Resumo: O Programa DIGA busca oferecer uma linguagem comum para todas as pessoas que fazem parte da rede de relacionamentos dos jovens. O nome - DIGA - é uma maneira de lembrar quatro estratégias simples para lidar com conflitos na escola, que são: Dialogue; Ignore; Ganhe distância; e, Ache ajuda. Tais estratégias são a base para este programa, que visa à promoção do desenvolvimento positivo de jovens (DPJ) sob a perspectiva da educação socioemocional (ESE). Por sua vez, o "DIGA EM MOVIMENTO" é um componente do Programa DIGA que visa enfatizar a responsabilidade social e o desenvolvimento socioemocional dos jovens, por meio do estímulo à cultura corporal de movimento. Nesta pesquisa, o componente "DIGA EM MOVIMENTO" visa fomentar a responsabilidade social e o desenvolvimento socioemocional dos jovens por meio do estímulo à linguagem corporal em intervenções que têm como foco promover o DPJ. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar o processo inicial de adaptação e implementação do componente "DIGA EM MOVIMENTO", com foco nas percepções de educadoras de uma escola de Ensino Fundamental. As participantes desta pesquisa foram cinco educadoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I, que está inscrita no Programa DIGA. Tais profissionais foram convidadas a integrar o componente "DIGA EM MOVIMENTO" no cotidiano da escola participante e, em seguida, a relatar suas percepções sobre este programa e este processo durante entrevistas semiestruturadas. Para a realização das entrevistas, utilizou-se um roteiro semiestruturado e os dados obtidos foram analisados por meio de análise temática. Os resultados demonstram que, quanto à adaptação, as professoras perceberam os benefícios do programa e os interpretaram como positivos e necessários, ao passo que também indicaram pontos de melhoria. Em relação à implementação, as professoras seguiram conforme o recomendado e implementaram atividades próprias conforme sugerido no manual "DIGA EM MOVIMENTO". Quanto à percepção das educadoras, foram identificados desafios e facilitadores, assim como a responsividade dos jovens e das próprias educadoras. Em suma, os resultados desta pesquisa destacam a importância de garantir tanto os aspectos práticos quanto o alinhamento adequado nas atividades relacionadas à ESE. Abstract: The DIGA Program seeks to offer a common language to all the people who are part of the young people's network. The name - DIGA - is a way of remembering four simple strategies for dealing with conflicts at school, which are: Dialogue; Ignore; Gain distance; and, Find help. These strategies are the basis for this program, which aims to promote positive youth development (PYD) from the perspective of socio-emotional education (SSE). In turn, "DIGA EM MOVIMENTO" is a component of the DIGA Program that aims to emphasize social responsibility and the socio-emotional development of young people by stimulating body culture of movement. In this research, the "DIGA EM MOVIMENTO" component aims to foster social responsibility and the socio-emotional development of young people by stimulating body language in interventions that focus on promoting DPJ. The general aim of this study is to evaluate the initial process of adapting and implementing the "DIGA EM MOVIMENTO" component, focusing on the perceptions of educators at an elementary school. The participants in this research were five educators from a Municipal Elementary School that is enrolled in the DIGA Program. These professionals were invited to take part in the "DIGA EM MOVIMENTO" component in the daily life of the participating school and then to report their perceptions of this program and this process during semi-structured interviews. A semi-structured script was used to conduct the interviews and the data obtained was analyzed using thematic analysis. The results show that, with regard to adaptation, the teachers perceived the benefits of the program and interpreted them as positive and necessary, while they also indicated points for improvement. In terms of implementation, the teachers followed the recommendations and implemented their own activities as suggested in the "DIGA EM MOVIMENTO" manual. As for the perception of the educators, challenges and facilitators were identified, as well as the responsiveness of the young people and the educators themselves. In short, the results of this research highlight the importance of ensuring both practical aspects and proper alignment in ESE-related activities.
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