Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 461
-
Batalhas morais de gênero e sexualidade nas páginas do facebook de parlamentares neoconservadores : entre a governamentalidade algorítmica e o dispositivo pedagógico da mídia digital
(2024)Resumo: Esta tese consiste em uma análise foucaultiana da comunicação digital da extrema-direita neoconservadora no Facebook, a partir de um modelo teórico-metodológico sustentado por dois eixos complementares. No primeiro ... -
O livro didático de física como artefato social : análise de sua contribuição para a emancipação
(2023)Resumo: Entendendo o livro didático como um artefato da cultura escolar que pode potencializar o desenvolvimento de práticas emancipatórias na Educação Básica, buscamos identificar a presença de perspectivas emancipatórias ... -
A invisibilidade dos/as bebês na política curricular do Ponta Grossa
(2024)Resumo: A presente pesquisa reflete e problematiza a (in) visibilidade dos/as bebês nas políticas curriculares nacionais e locais. Os documentos curriculares que serviram de base para as análises foram, especialmente, a ... -
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil
(2024)Resumo: A presente pesquisa intitulada "O Lugar das Crianças Migrantes e Refugiadas nas Políticas Públicas em Educação Infantil no Brasil" foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Análise discursiva dialógica de livros didáticos para o ensino de língua japonesa : seu papel formador na licenciatura
(2024)Resumo: Esta tese problematiza a função formadora do livro didático utilizado em cursos de formação de professores de língua japonesa, buscando evidências de sua influência nessa formação, tanto em nível teórico quanto ... -
Educação filosófica na perspectiva da filosofia das crianças : "a criança tem uma maneira diferente de pensar"
(2024)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar elementos para uma educação filosófica no ensino fundamental, com base na filosofia das crianças. A investigação parte da proposta de pesquisa com crianças e foi conduzida ... -
Cenários das experiências formativas na constituição inicial da identidade profissional docente no estágio probatório
(2022)Resumo: Essa tese de doutoramento tem como objetivo central, identificar nas verbalizações de professores em Estágio Probatório suas experiências, compreensões, necessidades e conhecimentos sobre a profissão docente e os ... -
Crespografia, a semiótica capilar crespa : educação e experiência estética afrocentrada Brasil-Moçambique
(2023)Resumo: Esta investigação visa analisar modalidades de experiências estéticas e identificar formas de transmissão de técnicas corporais afrocentradas (ASANTE, 2009) identificadas em contextos de socialização voltados para ... -
Letramento corporal no ciclismo educacional : análise das contribuições e desafios da inserção da bicicleta nas aulas de educação física escolar
(2024)Resumo: Esta pesquisa fundamentou-se no conceito de Letramento Corporal de Whitehead (2019), articulou-se com a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (2011) e teve como ferramenta de aplicabilidade a bicicleta. Buscou-se ... -
Agro(ecologia) da diversidade : uma leitura feminista, camponesa e popular das relações de gênero na Escola Latino-Americana de Agroecologia - Lapa/PR
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco compreender de que modo as questões de gênero são articuladas nas experiências formativas da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA) e sua relação com a construção do ... -
A emergência da aventura intelectual entre o currículo e os dizeres sobre as práticas pedagógicas de professores das escolas de educação básica na modalidade educação especial
(2024)Resumo: A presente pesquisa investiga, a partir de documentos analisados e entrevistas com professores que atuam em escolas especiais, a relação entre o currículo praticado nas Escolas Especiais e os dizeres sobre a prática ... -
Argumentação dialogada e a relação com o conhecimento no cotidiano de aulas de física do ensino médio
(2024)Resumo: A pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar implicações da argumentação dialogada no cotidiano de aulas de Física para a construção de relações com o conhecimento por estudantes do ... -
Política de formação inicial de professores em nível médio em Angola 2010-2022 : contexto, atores e implicações
(2024)Resumo: A política de formação inicial de professores em nível médio em Angola, no período de 2010 a 2022, analisada a partir do seu contexto, atores políticos e implicações para a formação de professores de nível médio ... -
Para além do humor : representações de educação nos quadrinhos da Revista do Professor e da Nova Escola (1986-1995)
(2024)Resumo: Esta tese problematiza as representações sobre educação presentes nas histórias em quadrinhos veiculadas de 1986 a 1995 na Revista do Professor, de Porto Alegre (RS), e na revista Nova Escola, de São Paulo (SP). ... -
Trajetória acadêmica, motivações, sentidos e significados de professores pesquisadores na pós-graduação em educação
(2024)Resumo: Este estudo buscou compreender como os pesquisadores em educação continuam realizando pesquisas diante dos inúmeros contextos desafiadores a que são submetidos ao longo de suas trajetórias de vida. O objetivo foi ... -
PalavrAção Cia de Teatro da UFPR : travessias em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/CNPq/UFPR) e tem como objetivo compreender o processo de construção coletiva de uma linguagem artística ... -
Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná : um estudo das ações que as antecederam e constituíram
(2024)Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo tecer compreensões sobre ... -
A experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história
(2024)Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar qual a relação entre a experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história. Para atingir esse objetivo, ... -
Um estudo documental sobre as queixas de mulheres vítimas de violência, registradas no CRAM : dimensões psicossociais e educativas
(2023)Resumo: A violência nesta pesquisa foi abordada como uma síntese das relações e condições sócio-históricas vividas pelas pessoas envolvidas nessa dinâmica da violência, apoiando-se em aportes oriundos do campo da psicologia ... -
Trajetórias escolares : tramas tecidas em diferentes tempos e espaços pelos adolescentes em situação de privação de liberdade
(2024)Resumo: Pesquisas revelam que os itinerários escolares interrompidos ou não lineares inscritos nas trajetórias de vida dos adolescentes deixam marcas explícitas no processo de violação de direitos. A partir de uma leitura ...