• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Saiu melhor que eu" : a percepção do homem acerca do seu papel no trabalho doméstico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - FABIANE VILLATORE ORENGO.pdf (5.638Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Orengo, Fabiane Villatore
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A tese "Saiu melhor que eu" aborda mudanças do papel masculino no contexto familiar, qual o significado desse papel para homens e qual a percepção deles com relação à aprendizagem desse papel. A pesquisa se baseia em uma revisão histórica dos papéis de gênero desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, utilizando obras de autores como Pedro Paulo Funari, Jacques Le Goff, Philippe Ariés, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu, Elisabeth Badinter, Helena Hirata, Guacira Lopes Louro e Ligia Amâncio. A tese utiliza dois instrumentos de pesquisa empírica: o questionário "Family and Gender Changing Roles" e entrevistas semiestruturadas. O questionário foi adaptado pela pesquisadora com auxílio da equipe de pesquisas do LabFeno e utilizado para o estudo quantitativo, enquanto as entrevistas foram usadas para o estudo qualitativo. Os principais temas abordados incluem a naturalização dos papéis de gênero, a divisão sexual do trabalho doméstico e as transformações sociais e culturais que influenciam esses papéis. A pesquisa destaca que, embora haja uma crescente participação dos homens no trabalho doméstico, essa mudança ainda é impulsionada pela pressão feminina e não representa uma igualdade plena. As conclusões indicam que, apesar das mudanças observadas, a divisão desigual das tarefas domésticas persiste. Os homens percebem se participando mais do trabalho doméstico que seus antecessores e entendem que o aprendizado desse papel se deu de forma natural, nas famílias em que não se ouviu "isso é coisa de menino, aquilo é coisa de menina". A tese sugere que é essencial continuar avançando nos estudos sobre a divisão sexual do trabalho doméstico e refletir sobre como ocorre a aprendizagem desses papéis de gênero para promover uma sociedade igualitária.
     
    Abstract: The thesis "Saiu melhor que eu" addresses changes in the male role in the family context, what this role means to men and what their perception is regarding learning this role. The research is based on a historical review of gender roles from Antiquity to Contemporary times, using works by authors such as Pedro Paulo Funari, Jacques Le Goff, Philippe Ariés, Simone de Beauvoir, Pierre Bourdieu, Elisabeth Badinter, Helena Hirata, Guacira Lopes Louro and Ligia Amâncio. The thesis uses two empirical research instruments: the "Family and Gender Changing Roles" questionnaire and semi-structured interviews. The questionnaire was adapted by the researcher with the help of the LabFeno research team and used for the quantitative study, while the interviews were used for the qualitative study. The main themes addressed include the naturalization of gender roles, the sexual division of domestic labor and the social and cultural transformations that influence these roles. The research highlights that, although there is an increasing participation of men in domestic work, this change is still driven by female pressure and does not represent full equality. The conclusions indicate that, despite the changes observed, the unequal division of domestic tasks persists. Men perceive themselves as participating more in domestic work than their predecessors and understand that learning this role occurred naturally, in families where they did not hear "this is a boy’s thing, that is a girl’s thing". The thesis suggests that it is essential to continue advancing studies on the sexual division of domestic work and to reflect on how these gender roles are learned in order to promote an egalitarian society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97477
    Collections
    • Teses [464]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV