Browsing Teses by Issue Date
Now showing items 1-20 of 395
-
Responsabilidade do tomador dos serviços no processo do trabalho
(2002)Resumo: O trabalho ora apresentado tem como tema "A responsabilidade do tomador dos serviços no processo do trabalho". O objetivo de tal estudo é demonstrar que os direitos sociais assegurados pela Constituição da República ... -
O simples e o complexo no contar e recontar
(2004)Resumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da ... -
Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
(2009)Resumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos ... -
Lar escola Dr. Leocádio José Correia : história de uma proposta de formação na perspectiva educacional espírita (1963-2003)
(2009)Resumo: O objetivo norteador deste estudo foi constituir aspectos da trajetória histórica do Lar Escola Dr.Leocádio José Correia, no período entre 1963 e 2003. A escola, fundada na cidade de Curitiba, pelo professor e ... -
O campesinato tradicional e a indústria de biodesel : integração subordinada no sul do Brasil 2003 - 2008
(2011)Resumo: A partir das diretrizes implementadas pelo Programa Nacional de Produção de Biodiesel - PNPB torna-se importante compreender o papel da qualificação profissional na integração subordinada do campesinato tradicional ... -
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
(2013)Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ... -
As conferências nacionais de educação como estratégias de intervenção da intelectualidade abeana na política educacional do ensino secundário no Brasil (1928-1942)
(2013)Resumo: As Conferências Nacionais de Educação (CNEs) promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE), entre 1928 e 1942, constituíram-se em tema privilegiado de análise da presente tese. Mediante a apreciação das ... -
Jovens alunos e aprendizagem histórica
(2013-06-27)Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica ... -
Autorregulação psicológica e autoavaliação por meio de portfólios com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental à luz da afetividade ampliada
(2014)Resumo: Esta tese possui o objetivo principal de abrir caminhos no sentido de iluminar os processos de autorregulação que subsidiam a autoavaliação da aprendizagem por meio de portfólios em crianças de sete a nove anos. ... -
Compreensão da violência escolar no âmbito da Polícia Militar do Paraná
(2014)Resumo: A violência é considerada hoje uma pandemia social, que atinge famílias, comunidades e instituições. Fruto das inter-relações que ocorrem no ambiente ecológico escola, a violência escolar demanda a atenção de todas ... -
Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais
(2014)Resumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas ... -
Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
(2014)Resumo: O presente estudo propõe a avaliação do desenvolvimento de algumas dimensões psíquicas em diferentes momentos do processo de escolarização à luz de uma perspectiva integradora de categorias teóricas tradicionalmente ... -
Um diálogo entre Vygotsky e o sistema teórico da afetividade ampliada : o teatro na educação básica e o desenvolvimento socioemocional humano
(2014)Resumo: Os aspectos afetivo-emocionais tradicionalmente têm sido minimizados quanto à importância que desempenham no processo desenvolvimental humano. Na sociedade, as consequências disso podem ser percebidas no crescimento ... -
As práticas cotidianas de alfabetização e o livro didático : um estudo etnográfico
(2014)Resumo: Investigação realizada com o objetivo de compreender como o professor organiza as condições de ensinar a ler e escrever a partir do livro didático de alfabetização.Considera o livro como um objeto material da cultura ... -
Formação de educadores ambientais : contribuições de Paulo Freire
(2015)Resumo: A tese trata da formação de educadores ambientais e objetiva - partindo de pesquisa de Mestrado - a aprofundar as contribuições da Pedagogia Emancipatória de Paulo Freire para essa formação. O referencial teórico, ... -
Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
(2015)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a política de zoneamento escolar na cidade de Rio Branco/AC e sua relação com a democratização da educação e a segregação socioespacial. O zoneamento foi criado no bojo do ... -
A presença do livro didático de história em aulas do ensino médio : estudo etnográfico em uma escola do campo
(2015)Resumo: A presente tese tem como tema a presença do livro didático de História em aulas do ensino médio em uma escola que é identificada oficialmente como Escola do Campo. Investiga formas de uso do livro nas aulas de ... -
O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
(2015)Resumo: A presente pesquisa constitui-se em uma análise do Programa Especial de Ensino Médio- PEEM/Poronga, no período de 2004 a 2012, utilizando-se do Referencial Teórico- Metodológico do "Ciclo de Políticas". Apoiada em ... -
Trabalho docente e inovação : a perspectiva da OCDE para as políticas educacionais
(2015)Resumo: O propósito central desta tese é apresentar uma análise das políticas educacionais que tratam da inovação no trabalho docente, determinadas pela governança global, especialmente na perspectiva da Organização para ...