"Profe, sabia que nós dois falamos espanhol? A gente veio da Venezuela" : relações com as diferentes linguagens de crianças migrantes e filhas de migrantes internacionais em uma instituição de educação infantil pública de Florianópolis/SC
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Daniel, Fernanda Cargnin Gonçalves
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Esta pesquisa tem por temáticas as crianças migrantes internacionais, a linguagem e a educação. O objetivo principal do trabalho é compreender como as crianças migrantes e/ou filhas de migrantes internacionais de uma instituição de Educação Infantil Pública de Florianópolis/SC se relacionam com as diferentes linguagens. Para isso, procurou-se escutar suas vozes, de suas famílias e de profissionais da instituição pesquisada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, situada no campo das Ciências Humanas, e que tem por ancoragem teórica predominante os referenciais da Filosofia da Linguagem de Bakhtin e o Círculo, a Sociologia da Infância e a Psicologia Histórico-Cultural. Foi realizada uma pesquisa etnográfica com 10 crianças migrantes e filhas de migrantes internacionais, entre dois e seis anos de idade, de origens venezuelana, equatoriana e haitiana; com suas famílias; e com profissionais docentes e equipe pedagógica do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Rafael Cadenas, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para o estudo etnográfico foram realizadas observações participantes, sendo o diário de campo e a fotografia os principais meios de registro dos dados. A pesquisa aconteceu entre os meses de agosto de 2022 e julho de 2023 em um grupo do segmento creche e em dois grupos do segmento pré-escola. Também foi realizado um grupo de estudos com profissionais docentes de Educação Infantil e equipe pedagógica da unidade educativa pesquisada, o qual foi estruturado em oito formações online quinzenais de uma hora cada. Os dados do corpus da pesquisa foram analisados na perspectiva da Filosofia da Linguagem teorizada por Bakhtin (2008; 2011; 2013; 2015; 2017), Volóchinov (2019; 2021) e Medviédev (2019), no intuito de identificar, interpretar e analisar as marcas ideológicas que são reverberadas nas vozes de crianças, suas famílias e profissionais da instituição de Educação Infantil pesquisada. A Sociologia da Infância, a Psicologia Histórico-Cultural e pesquisas sobre a migração infantil também serviram de base para as análises. A tese está organizada em duas partes. A parte 1 está dividida em três capítulos: metodologia de pesquisa; problemática da migração e da migração infantil; busca sistemática e análise das pesquisas realizadas no campo educacional que tem por tema as crianças migrantes e a Educação Infantil. A parte 2 é subdivida em seis capítulos e se dedica à análise do corpus da pesquisa por meio de eventos com focos analíticos diferentes: linguagens verbal e extraverbal; linguagem oral, bilinguismo e aquisição da linguagem; linguagem escrita; linguagens musical e corporal; linguagem da brincadeira; acolhida e diversidade cultural. As considerações finais da pesquisa levam à tese de que as relações das crianças migrantes e filhas de migrantes internacionais com as linguagens vão muito além da linguagem verbal (oral e escrita), apesar de ela ser fundamental e ter seu protagonismo. Não é possível, contudo, abdicar para um segundo plano as outras linguagens, como, no caso deste estudo, as linguagens extraverbal da música, do corpo e da brincadeira Abstract: This research project explores international migrant children, language, and education. The main objective is to comprehend how migrant children and/or children of international migrants in a public early childhood education institution in the city of Florianópolis, in the Brazilian state of Santa Catarina, engage with different forms of language. To this end, the study has sought to listen to their voices, as well as those of their families and professionals from the institution under investigation. This was a qualitative, interpretative study within the field of the humanities, primarily grounded in the theoretical frameworks o f the Bakhtin Circle’s Philosophy of Language, Sociology of childhood, and Historical-Cultural Psychology. An ethnographic study was conducted with 10 migrant children and children of international migrants, aged two to six, from Venezuelan, Ecuadorian, and Haitian backgrounds; along with their families; teaching professionals and the pedagogical team from the Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Rafael Cadenas, part of the Florianópolis municipal education network. The study involved participant observations, with field notes and photography serving as the primary methods of data collection. Research took place between August 2022 and July 2023 in one daycare group and two preschool groups. Additionally, a study group was organized with early childhood education teachers and the institution’s pedagogical team, consisting of eight biweekly online training sessions, each lasting one hour. The research corpus was analyzed through the central concepts of the Philosophy of Language by Bakhtin (2008; 2011; 2013; 2015; 2017), Volóchinov (2019; 2021), and Medviédev (2019), with the aim of identifying, interpreting, and analyzing the ideological markers reverberating in the voices of the children, their families, and the professionals of the early childhood education institution under study. Sociology of childhood, Historical-Cultural Psychology, and research into child migration also served as the foundation for the analyses. The thesis has been organized into two parts. Part 1 is divided into three chapters: research methodology; the issue of migration and child migration; and a systematic review and analysis of studies conducted in the educational field on migrant children and early childhood education. Part 2 is divided into six chapters and focuses on the analysis of the research corpus through events with different analytical perspectives: verbal and extraverbal language; oral language, bilingualism, and language acquisition; written language; musical and bodily languages; the language of play; and reception and cultural diversity. The final considerations support the thesis that the relationships of migrant children and children of international migrants with language extend far beyond verbal language (both oral and written), even though it remains fundamental and plays a central role. However, other forms of language - such as extraverbal, musical, bodily, and playful languages - cannot be relegated to a secondary role, since they are equally significant.
Collections
- Teses [476]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...