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    Autoconhecimento e criatividade de professoras (es) da educação infantil e anos iniciais a partir da prática da contação de histórias

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    R - T - ELIZABETE APARECIDA BRAGATTO ABATE.pdf (2.069Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Bragatto, Elizabete Aparecida
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente tese teve como objetivo compreender como ocorre o desenvolvimento do autoconhecimento e da criatividade em professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da prática de contação de histórias. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: identificar a contação de histórias na formação continuada como possibilidade de desenvolver a criatividade e o autoconhecimento; reconhecer a produção científica sobre contação de histórias e criatividade no Brasil, a partir de uma revisão integrativa; compreender a contação de histórias e o autoconhecimento no desenvolvimento humano a partir da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung; avaliar o processo de desenvolvimento da criatividade antes e após a participação em um curso de formação e prática de contação de histórias; e analisar o desenvolvimento do autoconhecimento de professores da educação infantil e dos anos iniciais antes e após a participação em curso de formação e prática de contação de histórias. Optou-se por uma pesquisa de enfoque misto, qualitativo e quantitativo, de natureza exploratória, tendo como desenho a pesquisa-intervenção. Dez professores de educação infantil e do ensino fundamental, com idades entre 24 e 63 anos, de escolas públicas e privadas, participaram de curso de formação e prática de contação de histórias durante quatro meses. Para a coleta e triangulação dos dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos de estudo empírico: questionário inicial e final, elaborado pela pesquisadora; Escala de Personalidade Criativa – EPC (Garcês et al., 2014); entrevistas semiestruturadas, iniciais e finais; e diário de campo. A análise qualitativa das entrevistas, dos questionários e do diário de campo seguiu os procedimentos descritos por Creswell (2010). Os dados da Escala de Personalidade Criativa passaram por análise de confiabilidade pelo alfa de Cronbach (1951); análise descritiva; Teste de Correlação de Spearman; Teste T-Test de Student; Independent Samples Test, utilizando o programa SPSS, versão 21, antes e após a intervenção e prática com a contação de histórias. A tese permitiu perceber que o desenvolvimento do autoconhecimento e da criatividade em professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da prática de contação de histórias ocorre a partir das seguintes categorias: autoconhecimento e transformação pessoal; autoconhecimento, desenvolvimento afetivo e as relações interpessoais; autoconhecimento e as histórias auxiliando na relação ensino-aprendizagem; autoconhecimento, desenvolvimento profissional e enfrentamento dos desafios. Com relação à criatividade, embora os resultados estatísticos tenham demonstrado mudanças pouco significativas, os professores apontaram diversas mudanças em suas atitudes e maior criatividade na vida pessoal e profissional, na análise qualitativa. Na avaliação geral dos participantes, observa-se uma combinação de personalidades criativas com resultados semelhantes no pré e pós-teste. Os resultados obtidos sugerem que a formação e a prática regular de contação de histórias possibilitou aos professores um processo de autoconhecimento decorrente da conquista de novos conhecimentos e da ampliação de sua visão de mundo. Esse processo favoreceu um aprofundamento das reflexões sobre quem são e quem desejam ser, caracterizando-se como um caminho contínuo rumo à individuação, conforme Jung
     
    Abstract: The present thesis aimed to understand how the development of self-knowledge and creativity occurs in early childhood and elementary school teachers through the practice of storytelling. As for the specific objectives, the study sought to: identify storytelling in continuing education as a possibility to develop creativity and self-knowledge; recognize the scientific production on storytelling and creativity in Brazil, through an integrative review; understand storytelling and self-knowledge in human development from the perspective of Carl Gustav Jung’s Analytical Psychology; evaluate the process of creativity development before and after participating in a storytelling training and practice course; and analyze the development of self-knowledge in early childhood and elementary school teachers before and after participating in the storytelling training and practice course. A mixed-methods research approach, both qualitative and quantitative, of exploratory nature, was chosen, with intervention-research as the study design. Ten early childhood and elementary school teachers, aged between 24 and 63, from both public and private schools, participated in the storytelling training and practice course over four months. For data collection and triangulation, the following instruments and procedures were used for empirical study: initial and final questionnaires, developed by the researcher; Creative Personality Scale – EPC (Garcês et al., 2014); initial and final semi-structured interviews; and field journal. The qualitative analysis of the interviews, questionnaires, and field journal followed the procedures described by Creswell (2010). The Creative Personality Scale data underwent reliability analysis using Cronbach’s alpha (1951); descriptive analysis; Spearman's Correlation Test; Student’s T-Test; Independent Samples Test, using the SPSS program, version 21, before and after the intervention and storytelling practice. The thesis allowed us to observe that the development of self-knowledge and creativity in early childhood and elementary school teachers through storytelling occurs based on the following categories: self-knowledge and personal transformation; self-knowledge, emotional development, and interpersonal relationships; self-knowledge and storytelling aiding the teaching-learning relationship; self-knowledge, professional development, and facing challenges. Regarding creativity, although the statistical results showed little significant changes, teachers pointed out several changes in their attitudes and greater creativity in their personal and professional lives in the qualitative analysis. In the overall evaluation of the participants, a combination of creative personalities with similar results in the pre- and post-tests was observed. The results suggest that regular storytelling training and practice enabled teachers to engage in a self-knowledge process, resulting from acquiring new knowledge and broadening their worldview. This process fostered deeper reflections on who they are and who they wish to become, characterized as a continuous path toward individuation, according to Jung
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97743
    Collections
    • Teses [476]

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