Assistência pedagógica e psicológica para estudantes do ensino superior com baixo desempenho acadêmico baseada no modelo multidimensional da zona de desenvolvimento proximal
Resumo
Resumo: A tese tem como tema a assistência pedagógica e psicológica para estudantes do ensino superior com baixo desempenho acadêmico. Está fundamentada teórica e metodologicamente na Teoria da Atividade Reflexiva (TAR), pertencente à Psicologia Histórico-Cultural (PHC). O propósito é avaliar a metodologia de assistência pedagógica e psicológica segundo o Modelo Multidimensional da ZDP para estudantes de ensino superior com baixo desempenho acadêmico. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa e quantitativa, cujos participantes foram quatro universitários do curso superior de Psicologia (chamados de tutores) e sete estudantes de outros cursos de graduação de um centro universitário de Curitiba, com queixa de baixo desempenho acadêmico (tutorados) Os tutores foram capacitados e receberam orientação para prestar assistência e os estudantes com baixo desempenho participaram de, em média, oito encontros presenciais com o objetivo de elaborar modos de ação para solucionar suas dificuldades. Entrevista e a Escala dos Pilares de Resiliência (EPR) foram aplicadas nos estudantes antes e ao fim do processo de assistência. Os dados advindos das gravações de áudio feitas durante a primeira entrevista e demais reuniões de assistência foram analisados por meio de codificação e categorização temática baseada em Gibbs (2009). Os tutorados enfrentaram dificuldades cognitivas e emocionais, como dificuldades de atenção, problemas de memória e ansiedade, que impactaram negativamente o desempenho acadêmico. A relação entre tutor e tutorado foi essencial, com empatia e suporte sendo fundamentais para o processo de assistência. Foram observadas melhorias nas habilidades de reflexão, resolução de problemas e autoeficácia, e, ainda que a análise estatística não tenha apontado diferenças significativas, esses avanços são relevantes para a compreensão dos resultados. A assistência acadêmica demonstrou como o contexto familiar e social afeta as dificuldades enfrentadas pelos tutorados. Segundo os relatos dos participantes, a integração de reflexão orientada com estratégias práticas pareceu promissora, resultando em avanços na interpretação de textos, capacidade de concentração, planejamento e aprovações nas disciplinas, mesmo que o tempo limitado para a aplicação do plano de ação não tenha sido suficiente. O estudo sublinhou a importância de um acompanhamento mais frequente e adaptado às necessidades individuais dos tutorados, além das questões acadêmicas. Observou-se uma demanda recorrente dos tutorados por levar à assistência pedagógica e psicológica questões da vida pessoal carregadas de forte carga emocional, que interferiam diretamente na trajetória acadêmica. Defende-se a tese de que a assistência pedagógica e psicológica, quando focada exclusivamente na estruturação de estratégias de enfrentamento para desafios acadêmicos, não abarca plenamente o desenvolvimento da autorregulação emocional. Para que essa dimensão seja efetivamente trabalhada, é essencial a inclusão de intervenções voltadas para o fortalecimento da autorregulação emocional, demonstrando que aspectos afetivos precisam ser considerados junto com aspectos cognitivos no processo de assistência a estudantes com baixo desempenho acadêmico Abstract: The thesis focuses on pedagogical and psychological assistance for higher education students with low academic performance. It is theoretically and methodologically grounded in the Reflective Activity Approach (RAA), which belongs to Historical Cultural Psychology (HCP). The purpose is to evaluate the methodology of pedagogical and psychological assistance according to the Multidimensional ZPD Model for higher education students with low academic performance. This is intervention research with a qualitative and quantitative approach, involving four university students from the Psychology undergraduate course (called tutors) and seven students from other undergraduate courses at a university center in Curitiba, who complained of low academic performance (tutored students). The tutors were trained and received guidance to provide assistance, and the low-performing students participated in an average of eight face-to-face meetings aimed at developing action plans to solve their difficulties. Interviews and the Resilience Pillars Scale (RPS) were applied to the students before and at the end of the assistance process. Data from audio recordings made during the first interview and other assistance meetings were analyzed through coding and thematic categorization based on Gibbs (2009). The tutored students faced cognitive and emotional difficulties, such as attention problems, memory issues, and anxiety, which negatively impacted their academic performance. The relationship between tutor and tutored student was essential, with empathy and support being fundamental to the assistance process. Improvements in reflection, problem-solving skills, and self-efficacy were observed, and although the statistical analysis did not indicate significant differences, these advances are relevant for understanding the results. Academic assistance demonstrated how the family and social context affects the difficulties faced by the tutored students. According to the participants' reports, the integration of guided reflection with practical strategies seemed promising, resulting in advances in text interpretation, concentration capacity, planning, and passing subjects, even though the limited time for implementing the action plan was insufficient. The study highlighted the importance of more frequent and tailored follow-up to the individual needs of the tutored students, beyond academic issues. There was a recurring demand from the tutored students to bring personal life issues with a strong emotional burden to pedagogical and psychological assistance, which directly interfered with their academic trajectory. The thesis argues that pedagogical and psychological assistance, when focused exclusively on structuring coping strategies for academic challenges, does not fully encompass the development of emotional self-regulation. For this dimension to be effectively addressed, it is essential to include interventions aimed at strengthening emotional self-regulation, demonstrating that affective aspects need to be considered along with cognitive aspects in the assistance process for students with low academic performance Resumen: La tesis se centra en la asistencia pedagógica y psicológica para estudiantes de educación superior con bajo rendimiento académico. Está fundamentada teórica y metodológicamente en la Teoría de la Actividad Reflexiva (TAR), perteneciente a la Psicología Histórico-Cultural (PHC). El propósito es evaluar la metodología de asistencia pedagógica y psicológica según el Modelo Multidimensional de la ZDP para estudiantes de educación superior con bajo rendimiento académico. Se trata de una investigación-intervención, con enfoque cualitativo y cuantitativo, cuyos participantes fueron cuatro universitarios del curso superior de Psicología (llamados tutores) y siete estudiantes de otros cursos de grado de un centro universitario de Curitiba, con queja de bajo rendimiento académico (tutorados). Los tutores fueron capacitados y recibieron orientación para prestar asistencia y los estudiantes con bajo rendimiento participaron en, en promedio, ocho encuentros presenciales con el objetivo de elaborar modos de acción para solucionar sus dificultades. Se aplicaron entrevistas y la Escala de los Pilares de Resiliencia (EPR) a los estudiantes antes y al final del proceso de asistencia. Los datos provenientes de las grabaciones de audio realizadas durante la primera entrevista y demás reuniones de asistencia fueron analizados mediante codificación y categorización temática basada en Gibbs (2009). Los tutorados enfrentaron dificultades cognitivas y emocionales, como problemas de atención, problemas de memoria y ansiedad, que impactaron negativamente en el rendimiento académico. La relación entre tutor y tutorado fue esencial, con empatía y apoyo siendo fundamentales para el proceso de asistencia. Se observaron mejoras en las habilidades de reflexión, resolución de problemas y autoeficacia, y aunque el análisis estadístico no indicó diferencias significativas, estos avances son relevantes para la comprensión de los resultados. La asistencia académica demostró cómo el contexto familiar y social afecta las dificultades enfrentadas por los tutorados. Según los relatos de los participantes, la integración de la reflexión orientada con estrategias prácticas pareció prometedora, resultando en avances en la interpretación de textos, capacidad de concentración, planificación y aprobaciones en las asignaturas, aunque el tiempo limitado para la aplicación del plan de acción no fue suficiente. El estudio subrayó la importancia de un seguimiento más frecuente y adaptado a las necesidades individuales de los tutorados, además de las cuestiones académicas. Se observó una demanda recurrente de los tutorados por llevar a la asistencia pedagógica y psicológica cuestiones de la vida personal cargadas de fuerte carga emocional, que interferían directamente en la trayectoria académica. Se defiende la tesis de que la asistencia pedagógica y psicológica, cuando se enfoca exclusivamente en la estructuración de estrategias de afrontamiento para desafíos académicos, no abarca plenamente el desarrollo de la autorregulación emocional. Para que esta dimensión sea efectivamente trabajada, es esencial la inclusión de intervenciones orientadas al fortalecimiento de la autorregulación emocional, demostrando que los aspectos afectivos necesitan ser considerados junto con los aspectos cognitivos en el proceso de asistencia a estudiantes con bajo rendimiento académico
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