Erês e curumins nas literaturas de autorias negras e indígenas para as infâncias : a escuta de crianças pequenas
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como 18 crianças pequenas com idades entre 3 e 4 anos, de uma turma de Infantil III do Centro Municipal de Educação Infantil Tereza de Benguela em Araucária/Paraná, interagem com narrativas com personagens negros/as e indígenas presentes na literatura para as infâncias de autoria negra e indígena e se tal interação se apresenta em suas atividades cotidianas. Com o intuito de compreender estas questões, foram traçados como objetivos específicos: mapear a produção literária infantil de autorias negras e indígenas no acervo do campo de pesquisa e investigar se as crianças, ao terem contato com personagens negros e indígenas, passam a incluí-los em suas interações e brincadeiras. Uma das hipóteses levantada para a problemática posta, é que as crianças, ao terem acesso desde a primeira infância a livros que contemplem a diversidade étnico-racial por meio de representações positivas de personagens negros e indígenas, utilizam essas narrativas na produção de suas culturas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfica. Para a produção de dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: observação participante; caderno de campo; gravação de vídeos de leituras e contações de histórias; fotografias; rodas de conversas sobre as histórias; desenhos e falas das crianças. A escuta sobre as histórias foi realizada a partir da leitura e contação das oito obras: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um (Dias, 2012); Benedito (2014); Tanto, tanto (Cooke, 2008); É o aniversário do Bernardo (Rosa, 2015); Curumim (Hakiy, 2020); Um curumim, uma canoa (Yamã, 2012); Noite e dia na aldeia (Hakiy, 2014) e Conto dos curumins Guaranis (Mirim; Mirin, 2014). Dentre o aporte teórico destaca-se: Debus (2017); Cuti (2010); Silva (2021); Santos (2017); Costa (2024); Hakiy (2018); Munduruku (2018); Dorrico (2017); Graúna (2013), dentre outros/as. As análises foram realizadas utilizando a metodologia de Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentidos (ACNAS), cunhada no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisas para as Relações Étnico-raciais ErêYá (Dias, 2020; Silva, 2022; Cruz, 2024). Por meio da ACNAS, foi possível elencar três categorias de análise: o espaço e suas materialidades como organizador da prática pedagógica; construção da identidade e pertencimento étnico-racial, possibilitados pela Educação das Relações Étnico-raciais; presença dos/das personagens negros e indígenas nas culturas infantis. Os resultados finais apontam que o acervo da unidade possui literatura de qualidade que apresenta personagens e também autorias negras e indígenas, sendo que as crianças estão mais familiarizadas com a temática negra do que com indígena. A Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) faz parte das propostas pedagógicas desenvolvidas com as crianças, tanto pelas professoras da turma quanto pelas profissionais que cobrem a hora-atividade, sendo que a Literatura Negra para as Infâncias é um artefato cultural de matriz africana e afro-brasileira que impulsiona esse trabalho. A tese de que as crianças interagem com os/as personagens negros/as e indígenas e de que eles/as se apresentam em suas atividades cotidianas, foi comprovada, uma vez que trouxeram esses/as personagens para suas culturas da infância Abstract: The goal of this work is to analyze how 18 young children, between the ages of 3 and 4, from an Infantil III [kindergarten] class from the Centro Municipal de Educação Infantil [Municipal Child Education Center] Tereza de Benguela, in Araucária-Paraná, interact with narratives depicting Black and Indigenous characters present in childhood literature of Black and Indigenous authors and if such interactions is present in their quotidian activities. In order to comprehend those issues, the following terms were elaborated as goals: mapping the production of children’s literature of Black and Indigenous authorship at the collection of the field and investigating whether the children, once they got in touch with Black and Indigenous characters, start including them when they interact and play together. One of the brought-up hypothesis to the present issue is that children, having had access since their first childhood to books that contemplate the ethnical-racial diversity by means of positive representation of Black and Indigenous characters, use such narratives in the production of their cultures. This research has a qualitative ethnographical approach. In order to produce data, the following methodological instruments were used: interactive observation; journaling; video recording of reading and storytelling; photographs; talking circles about the stories; children’s drawings and speeches. The listening about the stories was done from the aloud reading of eight works: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um (Dias, 2012); Benedito (2014); Tanto, tanto (Cooke, 2008); É o aniversário do Bernardo (Rosa, 2015); Curumim (Hakiy, 2020); Um curumim, uma canoa (Yamã, 2012); Noite e dia na aldeia (Hakiy, 2014) e Conto dos curumins Guaranis (Mirim; Mirin, 2014). Regarding the theoretical framework, it is highlighted: Debus (2017); Cuti (2010); Silva (2021); Santos (2017); Costa (2024); Hakiy (2018); Munduruku (2018); Dorrico (2017); Graúna (2013), among others. The analyses were done using the Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentidos [Narrative and Meaning Attribution Critical Analysis] (Acnas), coined in the context of the Research and Study Group Towards Ethnical-racial Relations ErêYá (Dias, 2020; Silva, 2022; Cruz, 2024). Through Acnas, it was possible to list three categories of analysis: the space and its materialities as an organizer of the pedagogical practice; identity construction and ethnical-racial belonging, made possible by Ethnical-racial Relations Education; presence of Black and Indigenous characters in childhood cultures. The final results show that the facility collection has good-quality literature that represents both character and authorship of Black and Indigenous people, although children are more familiar with Black themes than Indigenous ones. The Education of Ethnical-racial Relations is part of the pedagogical proposals developed with the children, both by the teachers of the class and the professionals that cover activity hours. Childhood Black Literature is a cultural artifact of African and Afro Brazilian origin which spurs this work. The hypothesis that the children interact with Black and Indigenous characters and that they become present in the children’s daily activities was proven, once they brought in such characters to their childhood cultures
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