Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 488
-
Acessibilidade na universidade : análise a partir do Índice de Inclusão para a Educação Superior (INES)
(2024)Resumo: Esta tese tem como objetivo central investigar o processo de acessibilidade no ensino superior público brasileiro, e de modo específico, indicar como os estudantes da Universidade Federal do Paraná - UFPR percebem ... -
Em busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945)
(2024)Resumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais ... -
A construção da identidade docente no desenvolvimento do estágio curricular supervisionado na licenciatura em física no período da pandemia
(2024)Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal analisar as implicações do Estágio Curricular Supervisionado durante o isolamento social no período da pandemia de Coronavírus na construção ... -
Educação ambiental no sistema de ensino de Cabo Verde : análise do processo de implementação da política caboverdiana de educação ambiental à luz do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuação
(2024)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores de escolas públicas da Ilha de São Vicente atuam no processo de implementação a partir da interpretação e tradução da Política Nacional de ... -
Uma encruzilhada entre educação superior a distância, cineclubismo e cinema novo
(2024)Resumo: O estudo investiga o cineclubismo, sobretudo através das obras cinemanovistas de Glauber Rocha como estratégia pedagógica para a construção da identidade e preservação da memória nos cursos de licenciatura de uma ... -
Ensino religioso e religiões de matrizes africanas na rede estadual de educação do Paraná : formação e práticas pedagógicas de professoras e professores
(2024)Resumo: A presente pesquisa aborda o tema da formação e atuação de docentes que lecionam ensino religioso na rede estadual de educação do Paraná no município de Colombo. O objetivo principal é analisar as perspectivas ... -
Vivências religiosas e concepções de gênero na socialização profissional das professoras de educação infantil
(2024)Resumo: A presente pesquisa tem como tema principal as crenças e vivências religiosas das professoras como parte da socialização profissional docente, dentro do campo da formação de professores. O objetivo geral foi ... -
Batalhas morais de gênero e sexualidade nas páginas do facebook de parlamentares neoconservadores : entre a governamentalidade algorítmica e o dispositivo pedagógico da mídia digital
(2024)Resumo: Esta tese consiste em uma análise foucaultiana da comunicação digital da extrema-direita neoconservadora no Facebook, a partir de um modelo teórico-metodológico sustentado por dois eixos complementares. No primeiro ... -
O livro didático de física como artefato social : análise de sua contribuição para a emancipação
(2023)Resumo: Entendendo o livro didático como um artefato da cultura escolar que pode potencializar o desenvolvimento de práticas emancipatórias na Educação Básica, buscamos identificar a presença de perspectivas emancipatórias ... -
A invisibilidade dos/as bebês na política curricular do Ponta Grossa
(2024)Resumo: A presente pesquisa reflete e problematiza a (in) visibilidade dos/as bebês nas políticas curriculares nacionais e locais. Os documentos curriculares que serviram de base para as análises foram, especialmente, a ... -
O lugar das crianças migrantes e refugiadas nas políticas públicas em educação infantil no Brasil
(2024)Resumo: A presente pesquisa intitulada "O Lugar das Crianças Migrantes e Refugiadas nas Políticas Públicas em Educação Infantil no Brasil" foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Análise discursiva dialógica de livros didáticos para o ensino de língua japonesa : seu papel formador na licenciatura
(2024)Resumo: Esta tese problematiza a função formadora do livro didático utilizado em cursos de formação de professores de língua japonesa, buscando evidências de sua influência nessa formação, tanto em nível teórico quanto ... -
Educação filosófica na perspectiva da filosofia das crianças : "a criança tem uma maneira diferente de pensar"
(2024)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar elementos para uma educação filosófica no ensino fundamental, com base na filosofia das crianças. A investigação parte da proposta de pesquisa com crianças e foi conduzida ... -
Cenários das experiências formativas na constituição inicial da identidade profissional docente no estágio probatório
(2022)Resumo: Essa tese de doutoramento tem como objetivo central, identificar nas verbalizações de professores em Estágio Probatório suas experiências, compreensões, necessidades e conhecimentos sobre a profissão docente e os ... -
Crespografia, a semiótica capilar crespa : educação e experiência estética afrocentrada Brasil-Moçambique
(2023)Resumo: Esta investigação visa analisar modalidades de experiências estéticas e identificar formas de transmissão de técnicas corporais afrocentradas (ASANTE, 2009) identificadas em contextos de socialização voltados para ... -
Letramento corporal no ciclismo educacional : análise das contribuições e desafios da inserção da bicicleta nas aulas de educação física escolar
(2024)Resumo: Esta pesquisa fundamentou-se no conceito de Letramento Corporal de Whitehead (2019), articulou-se com a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner (2011) e teve como ferramenta de aplicabilidade a bicicleta. Buscou-se ... -
Agro(ecologia) da diversidade : uma leitura feminista, camponesa e popular das relações de gênero na Escola Latino-Americana de Agroecologia - Lapa/PR
(2024)Resumo: A presente pesquisa teve como foco compreender de que modo as questões de gênero são articuladas nas experiências formativas da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA) e sua relação com a construção do ... -
A emergência da aventura intelectual entre o currículo e os dizeres sobre as práticas pedagógicas de professores das escolas de educação básica na modalidade educação especial
(2024)Resumo: A presente pesquisa investiga, a partir de documentos analisados e entrevistas com professores que atuam em escolas especiais, a relação entre o currículo praticado nas Escolas Especiais e os dizeres sobre a prática ... -
Argumentação dialogada e a relação com o conhecimento no cotidiano de aulas de física do ensino médio
(2024)Resumo: A pesquisa apresentada, de natureza qualitativa, tem por objetivo analisar implicações da argumentação dialogada no cotidiano de aulas de Física para a construção de relações com o conhecimento por estudantes do ... -
Política de formação inicial de professores em nível médio em Angola 2010-2022 : contexto, atores e implicações
(2024)Resumo: A política de formação inicial de professores em nível médio em Angola, no período de 2010 a 2022, analisada a partir do seu contexto, atores políticos e implicações para a formação de professores de nível médio ...