Educação musical em C(L)A(S)P no canto coletivo com pessoas idosas : percepção musical e aspectos cognitivos
Resumo
Resumo: O presente estudo se propôs a identificar como a educação musical em C(L)A(S)P, no canto coletivo, pode influenciar a percepção musical e a cognição de pessoas idosas. O modelo C(L)A(S)P, termo cunhado por Keith Swanwick (1979), é o acrônimo em inglês para Composição, Estudos Literários, Apreciação, Técnica e Performance musical. Os principais fundamentos teóricos revisaram conceitos sobre a questão do envelhecimento humano, o sócio-interacionismo, a educação musical em C(L)A(S)P e ensino não formal. Foi feita também uma revisão de escopo, buscando identificar e analisar os principais estudos em educação musical com pessoas idosas feitos no Brasil, a partir do ano de vigência do Estatuto do Idoso. Partindo disso, foi conduzida uma intervenção com oficinas de canto coral ao longo de quatro meses, com dois encontros semanais. Os participantes foram 22 pessoas idosas frequentadoras da Universidade Aberta da Pessoa Idosa, localizada na cidade de Curitiba-PR. A pesquisa adotou uma abordagem quanti-qualitativa, combinando a coleta de dados numéricos com dados subjetivos. Os instrumentos de coleta quantitativos foram o teste de percepção musical, avaliação cognitiva e o inventário de interação musical. Os instrumentos de coleta qualitativos consistiram em entrevistas individuais estruturadas e diário de campo por meio da observação participante. O estudo seguiu um desenho longitudinal, coletando dados antes e após as intervenções com um grupo controle (GC) e um grupo de intervenção (GI). A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio da comparação dos resultados pré-intervenção, pós-intervenção e grupo controle, realizando validações estatísticas com análises de regressão e correlações. Já a análise dos dados qualitativos foi feita por meio da análise de conteúdo das entrevistas, realizando contagem de palavras no software Iramuteq e identificando aspectos relevantes à cognição e percepção musical. Os resultados desta pesquisa mostraram uma melhora da cognição e percepção musical dos participantes do grupo intervenção, comparados aos dados do grupo controle. Espera-se que esse estudo contribua para a compreensão dos impactos da participação no canto coletivo, por meio da atividade de coral em C(L)A(S)P, na educação musical e cognição de pessoas idosas, atingindo aspectos que vão além, como qualidade de vida e saúde Abstract: The present study aimed to identify how music education in C(L)A(S)P, in collective singing, can influence the musical perception and cognition of elderly people. C(L)A(S)P, a term coined by Keith Swanwick (1979), is the acronym for Composition, Literature Studies, Appreciation, Technique, and Musical Performance. The main theoretical foundations reviewed concepts related to human aging, socio-interactionism, C(L)A(S)P music education, and non-formal teaching. A scoping review was also conducted to identify and analyze the main studies in music education with elderly people conducted in Brazil, starting from the year the Elderly Statute came into force. Based on this, an intervention was conducted with choral singing workshops over four months, with two weekly meetings. The participants were 22 elderly people attending the University of the Elderly, located in Curitiba, PR. The research adopted a quantitative-qualitative approach, combining the collection of numerical data with subjective data. The quantitative data collection instruments were the musical perception test, cognitive assessment, and musical interaction inventory. The qualitative data collection instruments consisted of structured individual interviews and field journals through participant observation. The study followed a longitudinal design, collecting data before and after the interventions with a control group (CG) and an intervention group (IG). Quantitative data analysis was performed by comparing the pre-intervention, post-intervention, and control group results, performing statistical validations with regression analyses and correlations. Qualitative data analysis was carried out through content analysis of the interviews, word counting in the Iramuteq software, and identifying aspects relevant to cognition and musical perception. The results of this research showed an improvement in the cognition and musical perception of the participants in the intervention group, compared to the control group data. It is hoped that this study will contribute to understanding the impacts of participation in collective singing, through choral activity in C(L)A(S)P, on music education and cognition of elderly people, reaching beyond aspects such as quality of life and health
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