Krigkrig - espalhar, semear : trançados entre as artes e histórias dos povos indígenas e a formação de educadores(as)
Resumo
Resumo: Este estudo pretende compreender como uma formação com base na Lei nº 11.645/08 pode mobilizar educadores(as) de Curitiba e cidades vizinhas, participantes de um curso de extensão, a pensarem as artes, as histórias e as culturas dos povos indígenas por outras perspectivas. Um dos objetivos da pesquisa foi criar um projeto de extensão tendo como referência a produção contemporânea de artistas e escritores(as) indígenas. A formação foi realizada nos meses de maio, junho e julho de 2024, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no Campus Curitiba II, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a qual concluíram 49 participantes. O curso teve seis encontros presenciais e um síncrono, tendo uma aula destinada à visita de um museu e um espaço cultural. O referencial teórico do trabalho faz alianças afetivas com intelectuais indígenas e não indígenas, principalmente com Ailton Krenak, Aracy Lopes da Silva, Daniel Munduruku, Denilson Baniwa, Giovani José da Silva, Gustavo Caboco, Jaider Esbell, Luís Donisete Benzi Grupioni, Márcia Wayna Kambeba e Naine Terena. A Análise do Discurso, com base nas contribuições teóricas de Eni Orlandi, irá permear a tese, desde a revisão de literatura, a metodologia, até o desvelar das materialidades: os formulários do Google Forms respondidos pelos(as) participantes e interessados(as) em fazer o curso; trabalhos (cartas, produções artísticas e pseudônimos) desenvolvidos pelos(as) cursistas durante o processo de formação e os seus depoimentos. Esta investigação revela o apagamento e o silenciamento dos corpos e das epistemologias indígenas nos diferentes espaços. Tem como propósito apresentar pistas para que o Estado, a universidade e a escola colaborem de forma mais efetiva na implementação da Lei nº 11.645/08, que torna o ensino obrigatório das histórias e culturas dos povos indígenas na Educação Básica; além de apontar possibilidades que contribuam para uma formação de educadores(as) antirracista que respeitem e valorizem a diversidade Abstract: This study aims to understand how training based on Law No. 11.645/08 can mobilize educators from Curitiba and neighbouring cities who are taking part in an extension course to think about the arts, histories and cultures of indigenous peoples from other perspectives. One of the aims of the research was to create an extension project based on the contemporary production of indigenous artists and writers. The training took place in May, June and July 2024 at the State University of Paraná (Unespar), on the Curitiba II Campus, at the Faculty of Arts of Paraná (FAP), which 49 participants completed. The course had six face-to-face meetings and one synchronous meeting, with one class dedicated to a visit to a museum and a cultural space. The theoretical framework of the work makes affective alliances with indigenous and non-indigenous intellectuals, especially Ailton Krenak, Aracy Lopes da Silva, Daniel Munduruku, Denilson Baniwa, Giovani José da Silva, Gustavo Caboco, Jaider Esbell, Luís Donisete Benzi Grupioni, Márcia Wayna Kambeba and Naine Terena. Discourse Analysis, based on the theoretical contributions of Eni Orlandi, will permeate the thesis, from the literature review, the methodology, to the unveiling of the materialities: the Google Forms answered by the participants and those interested in taking the course; works (letters, artistic productions and pseudonyms) developed by the course participants during the training process and their testimonies. This research reveals the erasure and silencing of indigenous bodies and epistemologies in different spaces. Its purpose is to present clues for the state, the university and the school to collaborate more effectively in the implementation of Law 11.645/08, which makes the teaching of the histories and cultures of indigenous peoples compulsory in Basic Education; as well as pointing out possibilities that contribute to the training of anti-racist educators who respect and value diversity Resumen: Este estudio tiene como objetivo comprender cómo la formación basada en la Ley nº 11.645/08 puede movilizar a los educadores de Curitiba y ciudades vecinas que participan en un curso de extensión para pensar en las artes, las historias y las culturas de los pueblos indígenas desde otras perspectivas. Uno de los objetivos de la investigación fue crear un proyecto de extensión basado en la producción contemporánea de artistas y escritores indígenas. La formación tuvo lugar en mayo, junio y julio de 2024 en la Universidad Estatal de Paraná (Unespar), en el Campus Curitiba II, en la Facultad de Letras de Paraná (FAP), y la completaron 49 participantes. El curso tuvo seis encuentros presenciales y uno sincrónico, con una clase organizada en torno a la visita a un museo y a un espacio cultural. El marco teórico del trabajo establece alianzas afectivas con intelectuales indígenas y no indígenas, especialmente Ailton Krenak, Aracy Lopes da Silva, Daniel Munduruku, Denilson Baniwa, Giovani José da Silva, Gustavo Caboco, Jaider Esbell, Luís Donisete Benzi Grupioni, Márcia Wayna Kambeba y Naine Terena. El Análisis del Discurso, basado en los aportes teóricos de Eni Orlandi, impregnará la tesis, desde la revisión bibliográfica, la metodología, hasta el develamiento de las materialidades: los Formularios Google respondidos por los participantes e interesados en realizar el curso; los trabajos (cartas, producciones artísticas y seudónimos) desarrollados por los participantes del curso durante el proceso de formación y sus testimonios. Esta investigación revela la borradura y el silenciamiento de los cuerpos y epistemologías indígenas en diferentes espacios. Su propósito es presentar pistas para que el Estado, la universidad y la escuela colaboren de manera más efectiva en la implementación de la Ley 11.645/08, que hace obligatoria la enseñanza de las historias y culturas de los pueblos indígenas en la Educación Básica; así como señalar posibilidades que contribuyan a la formación de educadores antirracistas que respeten y valoren la diversidad
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