Ensino das habilidades adaptativas para acesso e permanência de jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho
Resumo
Resumo: A pesquisa abordou a análise de contexto para inclusão de estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho, com foco no ensino das habilidades adaptativas, necessárias para a permanência e desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo estruturado em 3 fases. Na fase 1 foi adotado o método de levantamento, que consistiu na análise do contexto e levantamento de dados sobre as condições de acesso ao trabalho, foi também utilizada a Escala de Intensidade de Apoio (SIS-A) para identificar as necessidades individuais de apoio. Os resultados dessa fase evidenciaram barreiras estruturais e sociais que dificultam a inserção profissional das pessoas com deficiência intelectual. Na fase 2, foi elaborado o Programa de Emprego Apoiado Horizontes, que incluiu um plano de ensino teórico-prático para desenvolvimento de habilidades adaptativas e o Planejamento Centrado na Pessoa (PCP). A metodologia baseou-se em atividades estruturadas para fomentar a autonomia e a empregabilidade dos estudantes. A fase 3, de caráter quase-experimental, foi caracterizada pela implementação, acompanhamento e avaliação do Programa, com a aplicação pós-intervenção da SIS-A e a coleta de percepções dos estudantes, familiares e empregadores. O acompanhamento foi realizado por meio de delineamento de linha de base múltipla entre sujeitos, permitindo avaliar de forma rigorosa a efetividade das intervenções, ao comparar diferentes participantes em momentos distintos, garantindo maior controle sobre variáveis externas. Os resultados indicaram que a avaliação precisa das necessidades de apoio permite uma alocação mais adequada das pessoas com deficiência em funções compatíveis com suas capacidades, favorecendo o desempenho e a adaptação ao contexto laboral. Além disso, observou-se que a personalização dos apoios e a capacitação contínua impactam positivamente na autonomia, participação social e empregabilidade dos indivíduos. A pesquisa evidenciou, ainda, que a inclusão profissional vai além do cumprimento da legislação, exigindo mudanças estruturais nas empresas, na sociedade e nas políticas públicas. Concluiu-se que a combinação entre a avaliação precisa das necessidades individuais, o apoio contínuo e um ambiente de trabalho acessível é essencial para a construção de uma inclusão efetiva e sustentável. Assim, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de estratégias que possam orientar gestores, educadores e formuladores de políticas públicas na promoção de práticas mais eficazes de inclusão profissional para pessoas com deficiência intelectual Abstract: The research addresses the analysis of the context for the inclusion of young and adult students with intellectual disabilities in the workforce, focusing on teaching adaptive skills necessary for job retention and professional development. This study is structured into three phases. In phase 1, the survey method was adopted, which consisted of analyzing the context and gathering data on access conditions to the labor market, using the Supports Intensity Scale (SIS-A) to identify individual support needs. The results of this phase revealed structural and social barriers that hinder the professional inclusion of people with intellectual disabilities. In Phase 2, the Supported Employment Program "Horizontes" was developed, including a theoretical-practical teaching plan for adaptive skills development and Person-Centered Planning (PCP). The methodology was based on structured activities to foster students' autonomy and employability. Phase 3, of a quasi-experimental nature, was characterized by the implementation, monitoring, and evaluation of the program, with post-intervention application of SIS-A and the collection of perceptions from students, family members, and employers. The monitoring was conducted using a multiple baseline design across subjects, allowing for a rigorous assessment of the effectiveness of the interventions by comparing different participants at distinct moments, ensuring greater control over external variables. The results indicated that an accurate assessment of support needs enables a more suitable allocation of people with disabilities into roles compatible with their abilities, improving their performance and adaptation to the work environment. Additionally, it was observed that personalized support and continuous training positively impact autonomy, social participation, and employability. The research also highlighted that professional inclusion goes beyond legal compliance, requiring structural changes in companies, society, and public policies. It was concluded that the combination of precise assessment of individual needs, continuous support, and an accessible work environment is essential for building effective and sustainable inclusion. Thus, the research contributed to the development of strategies that can guide managers, educators, and policymakers in promoting more effective professional inclusion practices for individuals with intellectual disabilities
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