• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Música e educação estética em perspectiva dialógica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - HUGO DE OLIVEIRA VERARDI BOCCA.pdf (1.691Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Bocca, Hugo de Oliveira Verardi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente texto, derivado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação e vinculado ao Labelit (Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades - UFPR/CNPq), apresenta como elemento norteador uma preocupação epistemológica com a relação entre ensino de música e educação estética. A fundamentação teórico-metodológica é de cunho bakhtiniano, sustentando a articulação do ensino de música como o campo da linguagem. Trata-se de um estudo que privilegia o nível discursivo-enunciativo da música (os sentidos, o repertório, as situações de produção) em relação à materialidade sonora. Deste modo, a música é compreendida como enunciado concreto, professor e estudantes se tornam interlocutores e o ensino de música, se constitui enquanto esfera de atividade humana. Há que se considerar o reduzido número de estudos que se pautam em Bakhtin para fundamentar o ensino da música na educação básica. Desse modo, o objetivo da tese foi explorar o pensamento bakhtiniano com vista à elaboração de uma investigação científica que possibilite estabelecer relações entre a educação estética e o ensino de música. Para isso, os conceitos que compõem este aporte teórico metodológico são identificados e detalhados, contemplando o entendimento, principalmente, das noções de "forma/conteúdo", "conhecimento/ato" e "exotopia". Esses conceitos constituem os pilares para fundamentar uma análise, a partir da Análise Dialógica do Discurso da obra musical de Wilson Moreira (1936-2018), denominada "No arrebol", da década de 1990, cuja centralidade tem seu enfoque nos seguintes elementos: o compositor, o título, o enunciado verbal, o enunciado rítmico, as materialidades sonoras e a relação entre o enunciado verbal e o enunciado sonoro. O estudo apresenta, assim, três pressupostos para uma educação estético-musical: a) experiência estética como ponto de partida; b) estética como ato de criação e percepção musical; c) música como elo de comunicação na cadeia discursiva
     
    Abstract: This text is derived from a study developed in the Graduate Program in Education – line of research entitled Language, Body, and Aesthetics in Education and linked to Labelit (Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricality - UFPR/CNPq). It presents an epistemological concern about the relationship between music teaching and aesthetic education as a guiding element. The Bakhtinian theoretical-methodological foundation supports the articulation of music teaching as a field of language. This study privileges the discursive enunciative level of music (the senses, the repertoire, the production situations) in relation to the sound materiality. In this way, music is understood as a concrete utterance, teacher and students become interlocutors, and music teaching is constituted as a sphere of human activity. The small number of studies based on Bakhtin to support the teaching of music in basic education must be considered. Thus, the objective was to explore Bakhtinian thought with a view to elaborate a scientific investigation that makes it possible to establish relationships between aesthetic education and music teaching. To this end, the concepts that make up this theoretical-methodological contribution are identified and detailed, covering the understanding, mainly, of the notions of "form/content", "knowledge/act", and "exotopy". These concepts constitute the pillars to support an analysis, based on Dialogical Discourse Analysis, of the musical work by Wilson Moreira (1936 2018), called "No arrebol", from the 1990s, whose focus is on the following elements: the composer, the title, the verbal utterance, the rhythmic utterance, the sound materialities, and the relationship between the verbal utterance and the sound utterance. The study thus presents three assumptions for an aesthetic musical education: a) aesthetic experience as a starting point; b) aesthetics as an act of musical creation and perception; and c) music as a communication link in the discursive chain
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97671
    Collections
    • Teses [476]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV