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    Trajetória esportiva e educacional de atletas de basquetebol sob a ótica de profissionais da área e do modelo bioecológico

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    R - T - ADAIR JOSE PEREIRA DA ROCHA.pdf (9.155Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Rocha, Adair José Pereira da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Introdução: O Brasil, um país continental, apropriou-se de diferentes culturas, pessoas, costumes, ideais e estruturas não diferente para a prática do esporte-basquetebol. Caracterização da pesquisa: é uma pesquisa de abordagem quantitativa de natureza correlacional e uma pesquisa de complementar de caráter qualitativo com questões pré-elaboradas. Objetivo: Investigar a trajetória esportiva e educacional de atletas de basquetebol sob a ótica de profissionais da área e do modelo bioecológico, educacional e esportivo dos atletas brasileiros de basquetebol de 18 a 23 anos. De forma específica, caracterizou-se os participantes; identificou-se os atributos pessoais durante a trajetória de desenvolvimento educacional; verificou-se como ocorreu a aprendizagem durante o processo de formação esportiva; diagnosticou-se os contextos em que aconteceram as práticas e o desenvolvimento e ao aperfeiçoamento esportivo; analisou se como e em quais idades ocorreram as transições ecológicas e suas estruturas temporais; e verificou se houve existência de diferenças no desenvolvimento educacional entre os atletas; verificou-se os conhecimentos acumulados de técnicos, professores, gestores e acadêmicos sobre como o Brasil pode evoluir seu desenvolvimento no Basquetebol. Materiais métodos: Participantes: Foram avaliados 132 indivíduos de 18 a 23 anos do sexo masculino das 5 regiões do Brasil, vinculados a competições nacionais e estaduais, CBB, NBB e Federações e 34 profissionais do basquetebol do grupo RIBE além de técnicos(as), professores(as), acadêmicos(as) e gestores(as). Instrumentos: Para a pesquisa, foram utilizados três instrumentos: um para a caracterização da amostra, elaborado especificamente para a Tese; outro para mapear o perfil sociodemográfico (ABEP); e o Questionário de Avaliação da Trajetória Esportiva (QATE) - Versão Reduzida, ambos validados cientificamente. Como complemento foi utilizado um formulário on-line com uma pergunta aberta, enviado a RIBE Brasil para coletar dados de profissionais do basquetebol. Análise dos dados: Os dados quantitativos, foram tabulados e digitados no software EpiData 3.1 para garantir sua qualidade e probabilidade, utilizando dupla digitação e validação dos bancos de dados. Categorizações e reagrupamentos de categorias foram feitos no mesmo software, com a análise realizada no Stata 12.1 e no SPSS 24.0. Análises descritivas calcularam médias, desvio padrão, valores máximos e mínimos para variáveis contínuas, além de frequências para variáveis categóricas. A análise inferencial utilizou o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, aplicando o teste t independente para dados paramétricos e o teste U de Mann-Whitney para dados não paramétricos, com significância em p=0,05. Conclusão: A análise destacou diferenças significativas nas variáveis de remuneração, com atletas pagos obtendo melhores resultados. O impacto da classe socioeconômica foi evidente nos treinos e competições, com diferenças notáveis entre as classes A-B e C-D. As variáveis de Região, Cor da Pele e Classe Socioeconômica mostraram diferenças menores e não significativas. Quanto à evolução do basquetebol no Brasil, as sugestões incluíram melhorias nas estruturas escolares, organização de eventos esportivos, integração do esporte à educação e capacitação de treinadores
     
    Abstract: Introduction: The Brazil, a continental country, has appropriated different cultures, people, customs, ideals and structures to practice the sport of basketball. Characterization of the research: This is a quantitative research study of a correlational nature and complementary qualitative research with pre-prepared questions. Objective: To investigate the sports and educational trajectory of basketball athletes from the perspective of professionals in the field and the bioecological, educational, and sports model of Brazilian basketball athletes aged 18 to 23 years. Specifically, the research characterized the participants; identified personal attributes during their educational development; examined how learning occurred during the sports training process; diagnosed the contexts in which practices and sports development and improvement occurred; analyzed how and at what ages ecological transitions and their temporal structures took place; and verified any differences in educational development among the athletes. Additionally, the study assessed the accumulated knowledge of coaches, teachers, managers, and scholars regarding how Brazil can enhance its basketball development. Materials and Methods: Participants: A total of 132 males aged 18 to 23 from the five regions of Brazil were evaluated, linked to national and state competitions, CBB, NBB, and federations, along with 34 professionals from the RIBE group, including coaches, teachers, academics, and managers. Instruments: Three instruments were used for the research: one for sample characterization, specifically designed for the thesis; another to map the sociodemographic profile (ABEP); and the Sports Trajectory Assessment Questionnaire (QATE) - Reduced Version, both scientifically validated. Additionally, an online form with an open question was sent to RIBE Brazil to gather data from basketball professionals. Data Analysis: The quantitative data were tabulated and entered into the EpiData 3.1 software to ensure quality and accuracy, using double entry and database validation. Categorization and regrouping of categories were done in the same software, with analysis performed in Stata 12.1 and SPSS 24.0. Descriptive analyses calculated means, standard deviations, maximum and minimum values for continuous variables, and absolute and relative frequencies for categorical variables. Inferential analysis began with the Shapiro-Wilk normality test, determining whether the data were parametric or not. For parametric data, an independent t-test was applied, while for non-parametric data, the Mann-Whitney U test was used. The significance level adopted was p=0.05. Conclusion: The analysis highlighted significant differences in remuneration variables, with paid athletes obtaining better results. The impact of socioeconomic class was evident in training and competitions, with notable differences between classes A-B and C-D. The Region, Skin Color and Socioeconomic Class variables showed smaller and non-significant differences. Regarding the evolution of basketball in Brazil, suggestions included improvements in school structures, organization of sporting events, integration of sport into education and training of coaches
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97460
    Collections
    • Teses [464]

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