A trajetória do curso de Pedagogia a distância da UFPR : um estudo sociológico sobre sua implementação e desenvolvimento (2000-2024)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central a formação de professores na modalidade a distância, ofertada por uma instituição pública de ensino superior. O objetivo principal foi analisar as estratégias e os processos adotados na implementação do curso de Pedagogia EaD da UFPR, com base nas teorias de Pierre Bourdieu, especialmente os conceitos de campo, capital e sentido do jogo. Parte-se da premissa de que há um confronto entre instituições públicas e privadas no campo educacional brasileiro, ainda que ambas compartilhem o interesse em preservar e consolidar sua atuação no campo. O problema central da pesquisa foi investigar quais estratégias e processos foram empregados na criação e implementação do curso de Pedagogia EaD da UFPR. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso, fundamentado na análise de documentos históricos, portarias e projetos pedagógicos do curso, com base em referenciais teóricos e metodológicos das Ciências Sociais, especialmente na perspectiva bourdiesiana. Além disso, a pesquisa se fundamentou em aportes teóricos sobre formação de professores (Saviani, Demo, Gatti, Marcelo Garcia, Pimenta) e educação a distância (Preti, Moore e Kearsley). Os resultados indicam que a criação e implementação do curso não seguiram um processo linear, evidenciando um jogo entre diferentes agentes envolvidos na implementação do núcleo de educação a distância na UFPR. Esse embate reflete uma disputa pela consolidação da formação de professores a distância na universidade pública. Conclui-se que, por estar vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso desempenha um papel estratégico na ampliação da oferta de educação pública de qualidade, em contraste com a predominância do setor privado. Sua expansão no estado do Paraná evidencia não apenas o potencial de ampliação do acesso ao ensino superior público, mas também sua importância na formação de professores comprometidos com a qualificação da educação básica no Brasil Abstract: This research focuses on teacher education in the distance learning modality, offered by a public institution of higher education. The main objective was to analyze the strategies and processes adopted in the implementation of the UFPR’s distance learning Pedagogy program (EaD), based on Pierre Bourdieu’s theories— particularly the concepts of field, capital, and sense of the game. The study begins with the premise that there is a confrontation between public and private institutions within the Brazilian educational field, even though both share the interest in preserving and consolidating their presence in this space. The central research problem was to investigate which strategies and processes were employed in the creation and implementation of the UFPR’s distance learning Pedagogy program. The research was structured as a case study, grounded in the analysis of historical documents, official regulations, and the program's pedagogical projects, using theoretical and methodological frameworks from the Social Sciences, especially from a Bourdieusian perspective. Additionally, the research was supported by theoretical contributions on teacher education (Saviani, Demo, Gatti, Marcelo Garcia, Pimenta) and distance education (Preti, Moore, and Kearsley). The results indicate that the creation and implementation of the program did not follow a linear process, revealing a "game" among various agents involved in establishing the distance education center at UFPR. This dynamic reflects a struggle over the consolidation of distance teacher education within the public university. It is concluded that, due to its affiliation with the Open University of Brazil System (UAB), the program plays a strategic role in expanding the offer of quality public education, in contrast to the predominance of the private sector. Its expansion in the state of Paraná highlights not only the potential for increasing access to public higher education, but also its significance in training teachers committed to improving basic education in Brazil.
Collections
- Teses [501]