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    Kingdom of Emotions : da construção à vivência de um jogo entre adolescentes em uma abordagem histórico-cultural

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    R - T - JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA.pdf (45.13Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Garcia, Joyce Cordeiro Heindyk
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente tese teve como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento das emoções e da autorregulação em adolescentes, por meio da construção e vivência de um jogo que envolve emoções e situações sociais de desenvolvimento. Embora haja um crescente interesse pela temática das emoções na adolescência, a maioria dos estudos concentra-se na identificação de déficits na regulação emocional, sendo ainda escassas as propostas interventivas, especialmente aquelas construídas com a participação ativa dos próprios adolescentes. Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos conceitos de situação social de desenvolvimento, perezhivanie e Zona de Desenvolvimento Iminente, foi realizada uma pesquisa de abordagem mista (Sampieri, 2013), com base no modelo de pesquisa-intervenção (Spinillo; Lautert, 2008). O estudo foi conduzido com 75 adolescentes de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Curitiba (PR) e 20 adolescentes de um instituto educacional em Madri (Espanha). Os instrumentos utilizados foram: cartas anônimas, pré e pós-testes com a Escala de Dificuldades na Regulação das Emoções (DERS), diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Uma das turmas brasileiras construiu coletivamente o jogo "Kingdom of Emotion" e o vivenciou (grupo experimental 1); outra turma participou apenas da vivência do jogo (grupo experimental 2); e a terceira atuou como grupo controle. A análise qualitativa foi realizada com base nos Núcleos de Significação e na categoria de perezhivanie, enquanto os dados quantitativos do pré e pós-testes foram tratados por meio de estatística descritiva comparativa, com o auxílio do software Jamovi. A coleta de dados na Espanha ocorreu por meio de uma missão de estudos com o apoio do PROEX/CAPES com PPGE - UFPR, com a colaboração da Universidade Complutense de Madrid. Os resultados evidenciaram que as emoções dos adolescentes são fortemente influenciadas pelas situações sociais que vivenciam, com diferenças marcantes entre os contextos socioculturais do Brasil e da Espanha. O jogo se mostrou um mediador eficaz na Zona de Desenvolvimento Iminente, promovendo a expressão, a catarse, a reflexão e a autorregulação das emoções. A construção e a vivência coletiva do jogo favoreceram transformações qualitativas nos modos de expressar emoções e de lidar com situações-problema, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes. A pesquisa contribui ao evidenciar a potência de práticas educativas participativas e dialógicas, com protagonismo juvenil, e aponta caminhos para futuras intervenções que articulem emoções, jogos e desenvolvimento humano. Em relação à abordagem histórico-cultural, a pesquisa traz o conceito de perezhivanie e de situação social de desenvolvimento para o centro do debate em torno da autorregulação das emoções
     
    Abstract: This doctoral thesis aimed to analyze the process of emotional development and emotion regulation in adolescents through the construction and experience of a game involving emotions and social situations of development. The research is based on a review of Brazilian scientific literature, which shows that although there is growing interest in the topic of emotions in adolescence, most studies focus on identifying deficits in emotional regulation, with few intervention proposals—especially those built with the active participation of adolescents themselves. Grounded in the Cultural-Historical Theory, particularly the concepts of the social situation of development, perezhivanie, and Zone of Proximal Development, the study adopted a mixed-methods approach (Sampieri, 2013), based on the research-intervention model (Spinillo; Lautert, 2008). The study was conducted with 75 ninth-grade students from a public school in Curitiba (Brazil) and 20 adolescents from an educational institute in Madrid (Spain). Data collection instruments included anonymous letters, pre- and post-tests using the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS), field notes, and semi-structured interviews. One of the Brazilian classes collaboratively created and played the game "Kingdom of Emotion" (experimental group 1); another class only participated in playing the game (experimental group 2); and a third acted as the control group. Qualitative data were analyzed using the method of Meaning Nuclei and the category of perezhivanie, while quantitative data were examined through comparative descriptive statistics using the Jamovi software. The results showed that adolescents’ emotions are strongly influenced by the social situations they experience, with marked differences between the sociocultural contexts of Brazil and Spain. The game proved to be an effective mediator of the Zone of Proximal Development, promoting the expression, reflection, and regulation of emotions. The construction and collective experience of the game fostered qualitative transformations in the ways emotions were expressed and in how problem situations were addressed, contributing to the adolescents’ socioemotional development. The research contributes by highlighting the potential of participatory and dialogical educational practices, with youth protagonism, and points to paths for future interventions that integrate emotions, games, and human development. Regarding the cultural-historical approach, the study brings the concepts of perezhivanie and the social situation of development to the forefront of the debate on emotion self-regulation
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98637
    Collections
    • Teses [490]

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