Identificação precoce de sinais de risco para dislexia e intervenção preventiva baseada em instrução fônica e multissensorial
Resumo
Resumo: O diagnóstico de dislexia no Brasil costuma ser tardio (˜ 8 anos) e oneroso, ocasionando prejuízos acadêmicos, emocionais e comportamentais. Assim, a identificação precoce torna-se fundamental, mas ainda há poucas pesquisas voltadas à identificação precoce e à intervenção preventiva na Educação Infantil. Esta tese parte de abordagens que defendem a detecção de sinais de risco em crianças de 5-6 anos, antes que surjam dificuldades marcantes em habilidades linguístico-cognitivas e linguagem escrita. O estudo investiga se um protocolo de identificação de sinais de risco aplicado no último ano da Educação Infantil, seguido de um programa de intervenção fônica e multissensorial, pode identificar estudantes em risco para dislexia e melhorar seu desempenho em leitura e escrita no início do 2.º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos centrais foram: (a) organizar e aplicar um protocolo multifatorial para a identificação precoce de sinais de risco; e (b) estruturar e implementar um modelo de intervenção preventiva baseado em instrução fônica sistemática e multissensorial, adaptado a partir de avaliações existentes. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas sequenciais e interdependentes. A primeira etapa consistiu em revisão integrativa de estudos nacionais e estrangeiros, destacando a relevância da consciência fonológica associada a métodos fônicos e multissensoriais. A segunda etapa envolveu o desenvolvimento e a testagem inicial de um protocolo multifatorial, validado por especialistas e aplicado a crianças da Educação Infantil, revelando eficácia para classificar diferentes níveis de risco. A terceira etapa descreveu a implementação de um protocolo de intervenção fônica e multissensorial, ajustado às necessidades dos estudantes, com alta adesão e engajamento. A quarta etapa analisou o impacto da intervenção preventiva, revelando avanços nas etapas de alfabetização e confirmando a acurácia da triagem da Etapa II, pois parte dos estudantes previamente identificados manteve dificuldades persistentes. Apesar disso, não houve diferença estatística significativa em relação ao grupo de referência, reforçando o potencial da escola para identificar e intervir precocemente em sinais de risco para dislexia, com implicações para práticas pedagógicas e políticas públicas baseadas em evidências Abstract: The diagnosis of dyslexia in Brazil is often delayed (around 8 years old) and costly, leading to academic, emotional, and behavioral impacts. Therefore, early identification is essential; however, there is a lack of research focused on screening and intervention during early childhood education. This dissertation is grounded in theoretical approaches that emphasize the importance of identifying early signs of dyslexia in children aged 5–6, before the emergence of marked linguistic-cognitive and written language difficulties. The study investigates whether the application of a screening protocol in the final year of preschool, followed by the implementation of a phonics-based and multisensory intervention program, can support the identification of students at risk for dyslexia and improve their reading and writing performance by the beginning of the second year of primary school. The main objectives were: (a) to organize and apply a multifactorial protocol for the early identification of dyslexia risk; and (b) to structure and implement an intervention model based on systematic phonics instruction and multisensory strategies, adapted from existing assessment tools and instructional programs. The research unfolded in four sequential and interdependent stages. The first stage consisted of an integrative review of national and international studies, highlighting the relevance of phonological awareness combined with phonics and multisensory methods. The second stage involved the development and pilot testing of the protocol, validated by experts and applied with preschool children, showing effectiveness in classifying varying levels of risk. The third stage described the implementation of the phonics and multisensory intervention protocol, tailored to the children’s needs, resulting in high adherence and engagement. The fourth stage assessed the impact of the intervention, revealing measurable gains in literacy stages and confirming the accuracy of the Stage II screening, as some students previously identified as at risk continued to exhibit persistent difficulties. Nevertheless, no statistically significant differences emerged when compared to the reference group. These findings underscore the school’s capacity to detect and address early signs of risk for dyslexia in early childhood education, offering valuable insights to inform evidence-based pedagogical practices and public policy
Collections
- Teses [503]