Aldeiahs : programa educacional para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças superdotadas
Resumo
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida diante da lacuna de estudos a respeito do desenvolvimento socioemocional dos superdotados, que impacta no seu bem-estar e nas relações sociais. O objetivo geral foi avaliar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças superdotadas, que passaram por um programa de intervenção coordenada e simultânea com filhos e pais. Os objetivos específicos incluíram: (a) formular um programa de intervenção para crianças superdotadas e seus pais; (b) aplicar o programa de intervenção com as crianças e seus pais de modo coordenado e simultâneo; (c) verificar a efetividade da proposta, utilizando instrumentos de investigação do desenvolvimento socioemocional das crianças superdotadas, antes e após o programa. O enfoque considerou fatores psicológicos, culturais e históricos, compreendendo o superdotado como um sujeito em construção dentro de suas interações. A abordagem foi qualitativa e transversal, com viés correlacional e com o desenho pautado no Método Ecológico de Engajamento, em consonância com o referencial teórico da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os participantes foram onze crianças superdotadas, de sete a dez anos, oriundos de escolas públicas e privadas de Curitiba e Região Metropolitana. Dentre os recursos de coleta de dados, destacam-se os instrumentos formais utilizados: o Inventário de Habilidades Sociais (SSRS), a Escala de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) - versão para pais e a Escala de Sobre-Excitabilidade (ESE). O programa com as crianças ocorreu presencialmente, em cinco encontros quinzenais, no Laboratório de Pesquisas em Educação sobre o Desenvolvimento Humano (LAPEEDH). As crianças compuseram grupos de três a quatro integrantes e puderam vivenciar, a cada encontro temático, experiências que enfatizaram o reconhecimento e gerenciamento de emoções, bem como o desenvolvimento da empatia e da assertividade, além de encontrarem pares intelectuais, favorecendo a construção de sua identidade. Já o programa com os pais combinou a disponibilização de cinco vídeos em cinco encontros quinzenais, que ocorreram de modo virtual, com o uso das plataformas de reuniões online. Os vídeos foram disparadores das temáticas a serem tratadas nas reuniões, tocando em temas relevantes para o aperfeiçoamento das práticas educativas parentais direcionadas ao melhor desenvolvimento socioemocional dos filhos superdotados. Os encontros possibilitaram a formação, troca de experiências e orientações aos pais. Os resultados revelaram avanços importantes na assertividade, empatia e autorregulação das crianças, além de destacar a importância do envolvimento parental como mediador do desenvolvimento integral. A tese também aponta desafios, como as discrepâncias de percepção entre pais e filhos. Mais do que propor a análise de resultados, a pesquisa percorreu o universo subjetivo das crianças e de seus pais, considerando suas expressões afetivas, comportamentais, intra e interpessoais Abstract: This research was developed to address the lack of studies on the social-emotional development of gifted individuals, which affects their well-being and social relationships. The general objective was to evaluate the development of social-emotional skills in gifted children who participated in a coordinated and simultaneous intervention program with their parents. The specific objectives included: (a) designing an intervention program for gifted children and their parents; (b) implementing the intervention program in a coordinated and simultaneous manner with children and parents; and (c) assessing the effectiveness of the program using tools that investigate the social-emotional development of gifted children before and after the intervention. The study focused on psychological, cultural, and historical factors, understanding the gifted individual as a person in development within their interactions. The methodological approach was qualitative and cross-sectional, with a correlational bias and a design based on the Ecological Engagement Method, aligned with the theoretical framework of the Bioecological Theory of Human Development. The participants were eleven gifted children, aged seven to ten years, from public and private schools in Curitiba and its metropolitan region. Among the data collection resources, the following formal instruments were used: the Social Skills Rating System (SSRS), the Quality of Family Interaction Scale (EQIF) – parent version, and the Overexcitability Questionnaire (OEQ). The program for the children was conducted in person through five biweekly sessions held at the Human Development Education Research Laboratory (LAPEEDH). Children were grouped in sets of three to four and, during each themed session, engaged in experiences that emphasized emotional recognition and regulation, as well as the development of empathy and assertiveness. They also encountered intellectual peers, which supported the construction of their identity. The program for parents involved the provision of five videos over five virtual biweekly meetings held via online platforms. The videos served as triggers for the topics addressed in the meetings, covering relevant themes for improving parental educational practices aimed at fostering their gifted children’s social-emotional development. The meetings enabled parent training, exchange of experiences, and professional guidance. The results revealed significant improvements in the children's assertiveness, empathy, and self-regulation, and highlighted the importance of parental involvement as a mediator of holistic development. The dissertation also points out challenges, such as discrepancies in perception between parents and children. More than analyzing results, the research explored the subjective universe of the children and their parents, considering their affective, behavioral, intra- and interpersonal expressions
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