As criações docentes de um licenciando em física no estágio curricular supervisionado : o processo de desenvolvimento da práxis docente na relação com a escola
Resumo
Resumo: Este estudo analisa os processos criativos de um licenciando em Física que emergem das e pelas relações estabelecidas na e com a escola, no contexto do estágio supervisionado de docência. Parte-se do pressuposto de que a tarefa docente é intrinsecamente criativa e de que a interação com a escola se configura como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de criações que contribuem significativamente para a formação docente. O referencial teórico apoia-se em discussões sobre o conceito de práxis (Sánchez Vázquez, 2011), criatividade (Vigotski, 2014), a unidade imitação-criação como constitutiva da práxis docente (Sousa, 2016), a perspectiva do cotidiano escolar (Rockwell; Ezpeleta, 1989) e em estudos sobre cultura escolar. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em investigar de que maneira a relação com os elementos da cultura escolar influenciam nas criações docentes de um licenciando em Física. Para alcançar tal objetivo, construímos os seguintes objetivos específicos: i) identificar as criações emergentes nas atividades de docência de um licenciando em Física na escola; ii) indicar quais elementos da cultura escolar influenciam nas criações docentes de um licenciando; e iii) discutir o papel da relação do licenciando com a cultura escolar no processo de desenvolvimento da sua práxis docente em uma perspectiva criadora. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo estudo de caso, teve como lócus de investigação a disciplina de Prática de Docência em Ensino de Física. O trabalho empírico envolveu observações em sala de aula, gravações das aulas da disciplina na universidade e das ações do estagiário na escola, análise dos materiais produzidos pelo licenciando no período da disciplina e entrevista. A análise dos resultados foi orientada pelo referencial teórico adotado e organizada em dois episódios: I - Tessituras no processo de construção e protótipo do dínamo; II - Circuito elétrico com grafite: movimentos de trocas e construções coletivas entre os sujeitos. Os resultados indicam que os processos criativos docentes são fortalecidos na escola em situações de colaboração e na interação entre os sujeitos escolares, professores e estudantes, sendo estes últimos, por vezes, alavancadores para a criação docente. Assim, evidencia-se a importância da cultura escolar nos processos formativos, desde que esse espaço favoreça condições de trabalho, trocas e construções coletivas, elementos que marcaram o desenvolvimento da práxis docente criadora na realidade analisada Abstract: This study analyzes the creative processes of a preservice Physics teacher that emerge from and through the relationships established in and with the school, within the context of the supervised teaching practicum. It is based on the assumption that teaching is intrinsically creative and that interaction with the school constitutes a privileged space for the development of creations that significantly contribute to teacher education. The theoretical framework draws on discussions about the concept of praxis (Sánchez Vázquez, 2011), creativity (Vygotsky, 2014), the imitation-creation unity as constitutive of teaching praxis (Sousa, 2016), the perspective of everyday school life (Rockwell & Ezpeleta, 1989), and studies on school culture. In this context, the general objective of the research was to investigate how the relationship with elements of school culture influences the creative processes of a preservice Physics teacher. To achieve this, we established the following specific objectives: (i) to identify the creative processes emerging in the teaching activities of a preservice Physics teacher in the school; (ii) to indicate which elements of school culture influence the teacher’s creative processes; and (iii) to discuss the role of the preservice teacher’s relationship with school culture in the development of their teaching praxis from a creative perspective. The research, qualitative in nature and designed as a case study, was carried out within the course "Teaching Practice in Physics Education." The empirical work involved classroom observations, recordings of the university course sessions and of the intern’s activities in the school, analysis of materials produced by the preservice teacher during the course, and an interview. The analysis of results was guided by the adopted theoretical framework and organized into two episodes: (I) Weavings in the process of constructing and prototyping a dynamo; (II) Electrical circuit with graphite: exchanges and collective constructions among participants. The results indicate that creative teaching processes are strengthened in the school through collaboration and interaction among school participants—teachers and students—with students, at times, acting as drivers of teacher creativity. Thus, the importance of school culture in formative processes becomes evident, provided that this space promotes working conditions, exchanges, and collective constructions—elements that strongly shaped the development of creative teaching praxis in the analyzed context
Collections
- Teses [501]