• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação dos (as) professores (as) numa escola do ensino médio na provincia do Cuanza Sul-Angola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - GILSON ARMINDO DOMINGOS.pdf (4.624Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Domingos, Gilson Armindo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho se insere no processo de formação inicial docente em Angola: Formação dos (as) professores (as) numa escola do ensino médio na província do Cuanza Sul Angola, tendo em conta o objetivo geral que visa compreender as suficiências e/ou lacunas proporcionadas pelo processo de formação inicial de nível médio ofertada para os/as docentes que atuam no município do Libolo, província Cuanza Sul – Angola. Atualmente evidencia-se haver um desvio acentuado na função de professor, já que se verifica que muitos profissionais que atuam no ensino médio em Angola, parecem não dispor de uma formação específica para atuar neste nível de ensino. Para refletir sobre os objetivos que fundamentam esta pesquisa utilizaremos a abordagem qualitativa, entendendo que tais elementos são muito particulares e ocupam um espaço profundo entre as relações subjetivas interpessoais, que não podem ser quantificados. Perante essa contextualização, o problema da nossa pesquisa consiste na seguinte questão: o processo de formação inicial ofertada para os docentes na Escola do Magistério Primário (EFP) assim como na Escola de Formação de Professores (EFP), lhes proporcionam conhecimentos suficientes para atuar no ensino médio no Kwanza Sul – Angola? Se não é suficiente, quais lacunas geram? Desta feita, a pesquisa procurou desenvolver um estudo para compreender o processo desenvolvido pelos professores que, com conhecimento para atuar no ensino primário e secundário, são deslocados para atuar no ensino médio. Através dos objetivos traçados, a opção metodológica constituiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, no cruzamento da análise documental e bibliográfica, no qual analisamos livros, teses, artigos e dissertações sobre a formação de professores, com a informação resultante das entrevistas presenciais efetuadas com recursos e técnicas de natureza qualitativa, onde fizemos o aprofundamento no sentido de perceber a compreensão dos docentes sobre o processo de formação de professores na província do Cuanza Sul. Como principais achados desta pesquisa, podemos destacar que: a formação inicial dos professores em Angola é frequentemente criticada por ser excessivamente teórica e pouco prática; os currículos dos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) são considerados "academicistas e enciclopédicos", com pouca ênfase em habilidades pedagógicas essenciais para a sala de aula. Além disso, a prática pedagógica é de curta duração, o que dificulta a preparação dos futuros professores para os desafios reais do ensino; a formação contínua dos professores é insuficiente, especialmente nas escolas privadas, onde não há programas específicos para atualização e desenvolvimento profissional. Isso limita a capacidade dos professores de se adaptarem às novas demandas educacionais e tecnológicas
     
    Abstract: The present work is part of the process of initial teacher training in Angola: Training of teachers in a high school in the province of Cuanza Sul Angola, taking into account the general objective we seek to understand the sufficiencies and/or gaps provided through the process of initial mid-level training offered to teachers who work in the municipality of Libolo, Cuanza Sul province – Angola. Currently, there is evidence of a marked deviation in the role of teacher, as it appears that many professionals who work in secondary education in Angola do not seem to have specific training to work at this level of education. Given this contextualization, the problem of our research consists of the following question: understanding the sufficiency and/or gaps provided by the initial training process offered to teachers who work in secondary education in Kwanza Sul – Angola. To reflect on the objectives that underlie this research, we will use a qualitative approach, understanding that such elements are very particular and occupy a deep space between subjective interpersonal relationships, which cannot be quantified. Given this contextualization, the problem of our research consists of the following question: does the initial training process offered to teachers at the Escola do Magistério Primário (EFP) as well as at the Escola de Formação de Professores (EFP), provide them with sufficient knowledge to work in the high school in Cuanza Sul – Angola? If it is not enough, what gaps do it create? This time, the research seeks to develop a study to understand the process that takes a teacher, with knowledge to work in primary and secondary education, to be moved and work in high school, as well as, to know the process that takes that (to) who works in an area not corresponding to their training qualification, operate in other areas. Through this, we hope to be able to contribute to the understanding of how these professionals recognize themselves in the art of teaching. However, through the objectives outlined, the methodological option was constituted by the intersection of documentary and bibliographic analysis, in which we analyzed books, theses, articles and dissertations on teacher training with the information resulting from face-to-face interviews carried out using resources and techniques of a qualitative, where we went deeper in order to understand the teachers' understanding of the teacher training process in the province of Cuanza Sul. As the main findings of this research, we can highlight that: initial teacher training in Angola is often criticized for being excessively theoretical and impractical; the curricula of the Higher Institutes of Education Sciences (ISCED) are considered "academic and encyclopedic", with little emphasis on essential pedagogical skills for the classroom. Furthermore, the pedagogical practice is short-lived, which makes it difficult to prepare future teachers for the real challenges of teaching; Continuing teacher training is insufficient, especially in private schools, where there are no specific programs for updating and professional development. This limits teachers' ability to adapt to new educational and technological demands
     
    Resumen: El presente trabajo forma parte del proceso de formación inicial docente en Angola: Formación de profesores de una escuela secundaria de laprovincia de Cuanza Sul Angola, teniendoencuentael objetivo general buscamos compreender las suficiencias y/o carencias aportadas a través del proceso. de formación media inicial ofrecida a docentes que actúan em el municipio de Libolo, provincia de Cuanza Sur – Angola. Actualmente, se evidencia una marcada desviaciónenel rol del docente, ya que parece que muchos profesionales que trabajan em la educación secundaria en Angola no parecen tener una formación específica para actuaren este nivel educativo. Dada estacontextualización, el problema de nuestra investigación consiste em la siguiente pregunta: compreender la suficiencia y/o lagunas que brinda el proceso de formación inicial ofrecido a los docentes que actúanenlaeducación secundaria en Cuanza Sul – Angola. Para reflexionar sobre los objetivos que sustentan está investigación, utilizaremos un enfoque cualitativo, entendiendo que tales elementos sonmuy particulares y ocupan um espacio profundo entre las relaciones interpersonales subjetivas, que no puede ser cuantificado. Dada está contextualización, el problema de nuestra investigación consiste em la siguiente pregunta: ¿el proceso de formación inicial ofrecido a los docentes de la Escola do Magistério Primário (EFP), así como de la Escola de Formação de Professores (EFP), les proporciona suficiente conocimientos para trabajar em la escuela secundaria en Cuanza Sul – Angola? Si no es suficiente, ¿qué lagunas crea? Enestáocasión, la investigación busca desarrollar um estudio para compreender el proceso que lleva un docente, com conocimientos, para desempeñar se em la educación primaria y secundaria, para trasladarse y trabajarenla secundaria, así como, cono cer el proceso que lleva (a ) que trabaja em un área que no corresponde a su calificación formativa, opera em otras áreas. A través de esto esperamos poder contribuir a la comprensión de como estos profesionales se reconocene nel arte de enseñar. Sin embargo, a través de los objetivos planteados, laopción metodológica estuvo constituida por el cruce del análisis documental y bibliográfico, enel que analizamos libros, tesis, artículos y disertaciones sobre la formación docente com la información resultante de entrevistas cara a cara realizadas con recursos. y técnicas de carácter cualitativo, donde profundizamos para compreender la comprensión de los docentes sobre el proceso de formación docente em la provincia de Cuanza Sul. Como principales hallazgos de esta investigación, podemos destacar que: la formación inicial docente en Angola es a menudo criticada por ser excesivamente teórica y poco práctica; Los planes de estudio de los Institutos Superiores de Ciencias de la Educación (CINE) se consideran "académicos y enciclopédicos", con poco énfasis en las habilidades pedagógicas esenciales para el aula. Además, la práctica pedagógica es de corta duración, lo que dificulta preparar a los futuros docentes para los verdaderos desafíos de la enseñanza; La formación docente continua es insuficiente, especialmente en las escuelas privadas, donde no existen programas específicos de actualización y desarrollo profesional. Esto limita la capacidad de los docentes para adaptarse a las nuevas demandas educativas y tecnológicas
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98887
    Collections
    • Teses [503]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV