Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Um estudo do movimento lógico-histórico das metodologias ativas no ensino da matemática : análise pela atividade pedagógica com fundamentos na teoria da atividade
(2024)Resumo: Este estudo aborda as metodologias ativas no âmbito do ensino da Matemática da Educação Básica brasileira, com o objetivo de analisá-las a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições ... -
Compreensões sobre natureza da ciência no contexto das controvérsias sociocientíficas : um estudo em uma escola no sul do Brasil
(2024)Resumo: A ciência tem um papel importante e inegável na maneira como as pessoas vivem, mesmo assim diversos movimentos anticientíficos ganharam força nos últimos anos. Portanto, é fundamental que a Educação Científica se ... -
O lúdico na formação inicial de professores de química : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura
(2023)Resumo: A presente pesquisa se insere no contexto do lúdico na formação inicial de professores. Nesse sentido, objetivou analisar a materialização do lúdico nos currículos dos cursos brasileiros de Licenciatura em Química, ... -
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências
(2024)Resumo: A Educação Ambiental Crítica se apresenta como uma importante ação educativa para discutir aspectos da realidade vivenciada pelos sujeitos sociais, inserindo questões socioambientais, culturais, econômicas, científicas ... -
A organização do ensino da disciplina didática da matemática em cursos de licenciatura em matemática : proposições na perspectiva da teoria histórico-cultural e teoria da atividade
(2024)Resumo: Esta tese, no formato Multipaper (BARBOSA, 2015), apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida que objetivou analisar o modo de organização do ensino da disciplina Didática da Matemática sob o olhar da Teoria ... -
Educações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagens
(2023)Resumo: Esta pesquisa se interessa pelas múltiplas aprendizagens que acontecem no encontro com as plantas. Aliada a uma concepção de ciência e educação que se entende como linhas de redes complexas de interações entre ... -
Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
(2023)Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática no processo formativo de futuros professores da Educação Infantil, no município ... -
Cientistas negras nos cursos de ciências exatas : (re)existências
(2024)Resumo: A presente tese, produzida no âmbito do Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (GECUDEDIS), teve como objetivo principal produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências ... -
A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira
(2023)Resumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada ... -
Uma proposta para concepção de interfaces para plataformas educacionais de matemática assistidas por inteligência artificial
(2023)Resumo: A presença de Tecnologias Digitais na sociedade promove mudanças de comunicação e de informação nos mais diferentes âmbitos. Essas mudanças podem ser percebidas nas formas com que as pessoas se relacionam e aprendem. ... -
A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática
(2023)Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, ... -
(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
(2023)Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. ... -
Relações entre o pensamento matemático e o pensamento computacional : compreensões a partir de um curso de formação continuada de professores de matemática
(2023)Resumo: As Tecnologias Digitais têm se destacado como recursos essenciais para alterar o processo de aprendizagem, o que reverbera nas políticas públicas que orientam o currículo da Educação Básica, como a Base Nacional ... -
Discursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPES
(2023)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação ... -
O uso da sala de inovação Google numa escola pública em Fortaleza : formação de professores e ensino de ciências
(2023)Resumo: Nesta pesquisa, tem-se como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências, considerando o discurso e as práticas dos professores de ciências da natureza, os quais utilizam o ambiente ... -
A docência da forma/ação universitária dos cursos de licenciatura em matemática
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que se propôs perseguir a interrogação: "como o(a) professor(a) do curso de licenciatura em matemática compreende a docência em/na sua prática pedagógica?". Em atenção ao fenômeno ... -
Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
(2022)Resumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais propicia frequentes mudanças no indivíduo e na sociedade. Na Educação, o uso de linguagens de programação intuitivas, por exemplo, possibilita aos alunos e professores ... -
Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da ...