A construção da identidade do(a) professor(a) em diálogo com a educação patrimonial : um estudo de caso a partir de visitas a museus na licenciatura em química
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a educação museal e a formação inicial de professoras e professores de Química. Mobilizando o conceito de identidade a partir da construção da identidade do(a) professor(a) e dos pressupostos da educação patrimonial, objetiva-se analisar as contribuições da inserção de atividades de visitação a museus durante a formação inicial de professoras e professores de Química, articulando com a construção da identidade do(a) professor(a) e os pressupostos teóricos da educação patrimonial. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, no qual os dados foram constituídos no contexto de uma disciplina ofertada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná, durante o 1º semestre de 2023. Como instrumentos e técnicas de constituição dos dados foram utilizados registros escritos e fotográficos (professora e estagiária docente); os portfólios produzidos pelos(as) participantes da pesquisa; e, grupo focal. A metodologia de análise é pautada na Análise de Conteúdo, seguindo o método de análise categorial. Os dados foram discutidos a partir de seis categorias analíticas: i) sentimentos e emoções gerados pelas atividades vivenciadas; ii) importância da relação com a memória; iii) a unidade museu-escola; iv) a escrita como contributo formativo; v) os aspectos pedagógicos dos museus; e vi) os museus como espaços de ensino e aprendizagem de Química. Como principais resultados, temos a identificação dos(as) participantes com a disciplina cursada e a produção dos portfólios, promovendo o desenvolvimento de habilidade de escrita e reflexão; a relação afetiva com os espaços museais visitados, tendo relação direta na construção da identidade individual por meio do patrimônio; desenvolvimento nos(as) participantes do sentimento de pertença relacionado com a construção da identidade profissional; promoção da percepção dos elementos constituintes da pedagogia museal; e, indícios da construção da identidade cultural, oportunizada pelo contato direto com o acervo expositivo dos museus. Destacamos também a definição de uma nova subidentidade, denominada identidade do(a) professor(a) a partir do patrimônio. A pesquisa faz a proposição de um modelo explicativo sobre o papel dos museus nos cursos de formação de professoras e professores de Química Abstract: This research aims to investigate museum education and the initial training of Chemistry teachers. Mobilizing the concept of identity based on the construction of the teacher's identity and the assumptions of heritage education, the aim is to analyze the contributions of the inclusion of museum visitation activities during the initial training of Chemistry teachers, articulating with the construction of the teacher's identity and the theoretical assumptions of heritage education. This is a qualitative study, of the case study type, in which the data were constituted in the context of a discipline offered in the Chemistry Degree course at the Federal University of Paraná, during the 1st semester of 2023. Written and photographic records (teacher and teaching intern) were used as data constitution instruments; the portfolios produced by the research participants; and a focus group. The analysis methodology is based on Content Analysis, following the categorical analysis method. The data were discussed based on six analytical categories: i) feelings and emotions generated by the activities experienced; ii) importance of the relationship with memory; iii) the museum-school unit; iv) writing as a formative contribution; v) the pedagogical aspects of museums; vi) museums as spaces for teaching and learning Chemistry. The main results were the identification of the participants with the discipline studied and the production of portfolios, promoting the development of writing and reflection skills; the affective relationship with the museum spaces visited, having a direct relationship with the construction of individual identity through heritage; development in the participants of a sense of belonging related to the construction of professional identity; promotion of the perception of the constituent elements of museum pedagogy; and, evidence of the construction of cultural identity, made possible by direct contact with the museums' exhibition collection. We also highlight the definition of a new sub-identity, called teacher identity based on heritage. The research proposes an explanatory model on the role of museums in Chemistry teacher training courses
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- Teses [34]