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    Brincar-jogar nas aulas de matemática : contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

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    R - T - TAMYRIS CAROLINE DA SILVA.pdf (3.453Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Tamyris Caroline da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores dos anos iniciais sobre o brincar-jogar em aulas de Matemática, a partir de uma formação promovida na escola. O estudo foi desenvolvido em duas etapas distintas. Na primeira etapa, buscou-se obter informações junto a uma turma de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental, sobre o brincar e jogar em aulas de Matemática. Na segunda etapa, foi realizada uma formação com os professores, a fim de criar oportunidades para que refletissem sobre a Matemática e o uso do brincar. Essa formação envolveu discussões teóricas, experiências práticas e diálogos sobre as possibilidades de inserir brincadeiras nas aulas de Matemática, considerando os pontos de vista das crianças. As duas etapas da investigação foram conduzidas em uma escola localizada no município de Curitiba, que foi o campo de pesquisa. A fundamentação teórica da tese se baseou em conceitos de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores, além de explorar a temática do brincar e a ética e metodologia na pesquisa com crianças. A abordagem da percepção considerou a subjetividade, as relações, o diálogo, as tensões e as experiências afetivas. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações incluíram diário de campo a partir da observação participante, desenhos, fotografias, entrevistas semiestruturadas e audiogravações. Os participantes da pesquisa foram crianças de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental e professoras dos anos iniciais. A análise das informações seguiu a organização inicial proposta por Bardin (2016), estruturando informações provenientes de entrevistas, observações, registros escritos, desenhos e fotografias. Posteriormente, com base em González Rey (2017), foi explorada a subjetividade das informações, permitindo captar sentidos, contradições e significados emergentes nas falas e representações visuais. Essa abordagem combinada proporcionou uma compreensão integrada e aprofundada das experiências dos participantes, articulando dimensões objetivas e subjetivas na análise. Nessa direção, com essa pesquisa, buscou-se contribuir com reflexões sobre a formação de professores, considerando a relação entre o brincar nas aulas de Matemática e as percepções das crianças
     
    Abstract: The general aim of this research was to analyze the perceptions of primary school teachers about play in mathematics lessons, based on training provided at the school. The study was carried out in two distinct stages. In the first stage, we sought to obtain information from a class of 5th grade elementary school children about play in math classes. In the second stage, training was given to the teachers to create opportunities for them to reflect on mathematics and the use of play. This training involved theoretical discussions, practical experiences and dialog about the possibilities of including play in math classes, considering the children's points of view. The two stages of the investigation were carried out in a school located in the municipality of Curitiba, which was the field of research. The theoretical basis of the thesis was based on concepts of continuing education and the professional development of teachers, as well as exploring the theme of play and ethics and methodology in research with children. The approach to perception considered subjectivity, relationships, dialog, tensions and emotional experiences. The instruments used to collect information included a field diary based on participant observation, drawings, photographs, semi-structured interviews and audio recordings. The research participants were children from a 5th grade class and early years teachers. The analysis of the information followed the initial organization proposed by Bardin (2016), structuring information from interviews, observations, written records, drawings and photographs. Subsequently, based on González Rey (2017), the subjectivity of the information was explored, making it possible to capture meanings, contradictions and emerging meanings in the speeches and visual representations. This combined approach provided an integrated and in-depth understanding of the participants' experiences, articulating objective and subjective dimensions in the analysis. In this sense, this research sought to contribute to reflections on teacher training, considering the relationship between play in math classes and children's perceptions
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97740
    Collections
    • Teses [33]

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