• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Discurso de professores indígenas em formação continuada acerca do ensino de ciências da natureza

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ELIAS ANTUNES DOS SANTOS.pdf (3.860Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Santos, Elias Antunes dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar os discursos de professores indígenas ingressantes em 2023 no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com foco em como esses sujeitos constroem sentidos para o ensino de Ciências da Natureza. A pesquisa está ancorada na Análise de Discurso de vertente francesa, conforme desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Participaram do estudo 17 professores pertencentes a 10 povos indígenas de Mato Grosso — Balatiponé-Umutina, Boe-Bororo, Haliti-Paresí, Apyãwa-Tapirapé, In?-Karajá, Terena, A'uw? Rãpré-Xavante, Rikbaktsa, Kurâ-Bakairi e Kawaiwete Kayabi — que atuam em escolas estaduais indígenas em 11 municípios. A análise central da tese concentrou-se em 4 entrevistas, selecionadas por afinidade com o campo das Ciências da Natureza. As entrevistas foram analisadas à luz das condições de produção dos discursos, das formações discursivas e dos efeitos de sentido mobilizados pelos sujeitos, permitindo compreender os modos como esses professores significam o Ensino das Ciências da Natureza. O arquivo completo das entrevistas e memoriais reflexivos compôs a obra digital Meu Olhar Bonito II: Perspectivas Indígenas sobre o Ensinar e Aprender Ciências da Natureza, organizada como extensão da pesquisa. Os resultados indicam que os professores indígenas se posicionam como sujeitos propositivos, elaborando discursos que tensionam a ciência hegemônica sem rejeitá-la, buscando articulá-la criticamente. Suas falas revelam uma concepção de currículo como campo de disputa, em que a escola pode tornar-se espaço de reinvenção pedagógica, resistência identitária e construção de práticas didáticas situadas. Nos discursos, emergiram sentidos associados à valorização das línguas maternas, à oralidade, ao pertencimento territorial e à elaboração de materiais pedagógicos que reflitam as cosmologias e modos de vida de seus povos. A análise dos discursos dos professores indígenas evidencia um movimento de reconfiguração da escola como território de resistência e de diálogo intercultural em um movimento que procurou conectar-se com as discussões sobre interculturalidade propostos por Fidel Tubino, Jorge Gasché e pelos pesquisadores indígenas como Eliane Monzillar (2019), Edicléia Paresí (2022), Tsawewa (2016), Tsi’rui’a (2012); Paresí (2022), Karajá (2016) que denunciam o caráter colonial de espaços educativos baseados na horizontalidade epistêmica. Por fim, a tese se configura como um gesto de escuta e aliança: escuta das vozes historicamente silenciadas no campo da Educação em Ciências, e aliança com o projeto de uma Educação Escolar Indígena que não se limite à adaptação curricular, mas afirme o direito dos povos indígenas a ensinar e aprender segundo suas próprias referências
     
    Abstract: This qualitative thesis aimed to analyze the discourses of Indigenous teachers who joined the Stricto Sensu Postgraduate Program in Teaching in Indigenous Intercultural Context (PPGECII) at the University of the State of Mato Grosso (UNEMAT) in 2023, focusing on how these individuals construct meaning for the teaching of Natural Sciences. The research is grounded in French Discourse Analysis, as developed by Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The study involved 17 teachers from 10 Indigenous peoples — Balatiponé-Umutina, Boe-Bororo, Haliti-Paresí, Apyãwa-Tapirapé, In? Karajá, Terena, A'uw? Rãpré-Xavante, Rikbaktsa, Kurâ-Bakairi, and Kawaiwete Kayabi — who work in state Indigenous schools in 11 municipalities in Mato Grosso. The core analysis of the thesis focused on four interviews selected for their relevance to the field of Natural Sciences. The interviews were analyzed considering the conditions of production of the discourses, the discursive formations, and the effects of meaning mobilized by the participants. The full archive of the interviews and reflective memorials contributed to the e-book Meu Olhar Bonito II: Perspectivas Indígenas sobre o Ensinar e Aprender Ciências da Natureza, organized as an extension of the research. The results show that Indigenous teachers position themselves as proactive subjects, elaborating discourses that challenge hegemonic science without rejecting it, but rather seeking to critically engage with it. Their statements reveal a conception of the curriculum as a contested field, where schools can become spaces for pedagogical reinvention, identity resistance, and the construction of situated didactic practices. Within their discourses, meanings related to the valorization of Indigenous languages, the centrality of orality, territorial belonging, and the creation of teaching materials that reflect the cosmologies and ways of life of their peoples emerged. The analysis of the teachers' discourses highlights a movement of reconfiguration of the school as a territory of resistance and intercultural dialogue, connecting with discussions on interculturality proposed by Fidel Tubino, Jorge Gasché, and Indigenous researchers such as Eliane Monzillar (2019), Edicléia Paresí (2022), Tsawewa (2016), Tsi’rui’a (2012), and Paresí (2022), Karajá (2016), who denounce the colonial nature of educational spaces based on epistemic horizontality. In conclusion, the thesis serves as an act of listening and alliance: listening to voices historically silenced in the field of Science Education, and an alliance with the project of Indigenous School Education that does not limit itself to curriculum adaptation but affirms Indigenous peoples' right to teach and learn according to their own references
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98437
    Collections
    • Teses [38]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV