• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação em museus de ciências e sustentabilidade : proposição de indicadores socioculturais para a analise de exposições

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ANNA CLAUDIA AMARAL JULIACE.pdf (24.90Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Juliace, Anna Claudia Amaral
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente tese teve como objetivo propor indicadores socioculturais para análises de exposições em museus de ciências, considerando sua função educativa e dimensões da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica, que articula circuitos expositivos em museus de ciências e suas potencialidades do ponto de vista socioculturalmente sustentável. O método adotado na pesquisa incluiu ampla revisão bibliográfica, com consultas a bases de dados nacionais e internacionais, além da análise de documentos normativos e acadêmicos acerca de aspectos da museologia, educação museal e dimensões de sustentabilidade. Mais do que a exploração de conceitos, procurou-se estabelecer a relação entre os mesmos, congregando, além dos aspectos educativos, os socioculturais, sustentáveis, e expositivos, propondo que o resultado dessa análise, fosse aplicado como possibilidade de ferramentas práticas na análise de circuitos expositivos. Os resultados indicam que museus de ciência e suas exposições possuem não somente, grandes potenciais educativos e sociais, mas também características, que fazem desses espaços, locais importantes para promoção de atitudes e ideias no âmbito da sustentabilidade sociocultural por meio de ações de divulgação científica. A pesquisa propõe 75 indicadores socioculturais organizados em três blocos avaliativos, referentes a diferentes momentos expográficos, que podem auxiliar na análise de circuitos expositivos por trabalhadores de museus. Nesses momentos a intenção é que aspectos como alinhamento com as expectativas dos visitantes, pertinência social, a garantia de estratégias comunicativas que garantam a acessibilidade expositiva e as impressões do público, dentre outros fatores, possam ser avaliados e considerandos pelos trabalhadores do museu. O objetivo da avaliação proposta é possibilitar interpretações qualitativas e quantitativas por meio de escalas e gráficos, que apoiem e otimizem decisões da equipe multidisciplinar que atua nas exposições. Delinear esses indicadores pode ser uma forma de fortalecer a função social dos museus, auxiliando na criação de circuitos expositivos mais inclusivos, interativos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
     
    Abstract: This thesis aims to propose sociocultural indicators for analyzing exhibitions in science museums, taking into account their educational function and sustainability dimensions. This is a qualitative theoretical study that articulates exhibition circuits in science museums and their potential from a sociocultural sustainability perspective. The research method adopted included an in-depth documentary analysis, consultations of national and international databases, and the analysis of normative and academic documents on aspects of museology, museum pedagogy, and sustainability dimensions. More than a conceptual exploration, the objective was to establish the connections between them, combining, in addition to educational aspects, sociocultural, sustainability, and exhibition aspects. The results of this analysis could be used as practical tools for analyzing exhibition circuits. The results indicate that science museums and their exhibitions not only possess great educational and social potential, but also characteristics that make them ideal places to promote attitudes and ideas regarding sociocultural sustainability through science outreach activities. The research proposes 75 sociocultural indicators organized into three evaluation blocks, referring to different exhibition moments, to help museum managers analyze exhibition circuits. At this stage, the objective is to evaluate and consider aspects such as the fit with visitor expectations, social relevance, the implementation of communication strategies that guarantee the accessibility of exhibitions, and the public's impression, among other factors. The objective of the proposed evaluation is to enable qualitative and quantitative interpretations, using scales and graphs, that support and optimize the decisions of the multidisciplinary team working on the exhibitions. Defining these indicators can strengthen the social function of museums, contributing to the creation of exhibition circuits that are more inclusive, interactive and aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98246
    Collections
    • Teses [35]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV