• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Emaranhar e agir em uma praça pública : educações para atentar, encruzilhar e fabular

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - THALITA ALVES SEJANES.pdf (22.68Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Sejanes, Thalita Alves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Cartografia realizada por uma artista-educadora que atravessou e se demorou na Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba/PR. Em uma experiência ecosófica, proposição de Félix Guattari (1989/2012), que ressoa com a provocação de Ficar com o Problema, de Donna Haraway (2023), caminhou com a pergunta: O que pode ensinar uma praça pública? Em coletas, descrições e criações, tateou ecologias no contexto urbano. Entende, assim, a educação como ação ecológica de atenção, com Tim Ingold (2023); em diálogo com a noção de encruzilhada, proposta como pedagogia por Luiz Rufino (2019) e como epistemologia por Leda Maria Martins (1995). Inspira-se, em práticas e procedimentos, na ideia de Programa Performativo, da artista Eleonora Fabião (2013); no trabalho do pedagogo Fernand Deligny (2015) e na fabulação especulativa que articula a filósofa da ciência Vinciane Despret (2022). Uma pesquisa que carrega o efeito dos encontros e que propõe aterrar (Bruno Latour, 2020) pelo corpo e pelo chão de uma cidade, entre escrita e invenção, emaranhando a produção de pensamento, presença, vitalidade e vivacidade para atravessar tempos brutos
     
    Abstract: Cartography carried out by an artist-educator who crossed and lingered in Santos Andrade Square, in the city center of Curitiba/PR. In an ecosophical experience, as proposed by Félix Guattari (1989/2012), which resonates with the provocation of Donna Haraway's Staying with the Trouble (2023), she walked with the question: What can a public square teach? In her collections, descriptions and creations, she groped for ecologies in the urban context. She thus understands education as ecological action and attention, with Tim Ingold (2023); in dialog with the notion of crossroads, proposed as pedagogy by Luiz Rufino (2019) and as epistemology by Leda Maria Martins (1995). Its practices and procedures are inspired by the idea of the Performative Program, by artist Eleonora Fabião (2013); by the work of pedagogue Fernand Deligny (2015) and by the speculative fabulation articulated by philosopher of science Vinciane Despret (2022). This research carries the effect of encounters and proposes to land (Bruno Latour, 2020) on the body and the ground of a city, between writing and invention, entangling the production of thought, presence, vitality and vivacity to cross raw times
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99505
    Collections
    • Teses [41]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV