• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de ciências por investigação no Brasil : a instauração e a extensão de um estilo de pensamento na didática das ciências

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEICAO.pdf (2.474Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Conceição, Alexandre Rodrigues da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A história do Ensino de Ciências é marcada por inúmeras transformações que foram influenciadas pelas necessidades sociais de cada época, exigindo constantes mudanças na forma de ensinar o conhecimento científico. Assim, a investigação passou a ser considerada uma abordagem de ensino viável tanto para formação de estudantes que pretendiam seguir a carreira científica, quanto para aqueles que iriam viver com os produtos do desenvolvimento científico e tecnológico. No Brasil, as pesquisas com ênfase no Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) têm contribuído para o aumento significativo da produção acadêmica. Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar o percurso de Instauração e Extensão do Estilo de Pensamento em EnCI na produção acadêmica brasileira. Para atender a esse objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte a partir das teses, dissertações, artigos publicados em eventos da área de Ciências da Natureza, nos artigos publicados no evento do Ensino de Ciências por Investigação e nos primeiros livros que discutem essa temática. Foi realizada também uma pesquisa documental nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e em dois vídeos que contam com a presença da professora Anna Maria Pessoa de Carvalho. Também foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com os principais pesquisadores dessa temática no Brasil. Nesse sentido, analisamos 663 trabalhos, desse total, 268 são dissertações e teses disponíveis na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), 89 foram apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 14 no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), 35 no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), 25 no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e 232 no Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI), essas pesquisas foram sistematizadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, sendo a epistemologia de Fleck a lente teórica neste processo. Desta forma, por meio da nossa análise foi possível compreender que o EnCI, como conhecemos em tempos mais recentes, é resultado das Protoideias que foram postuladas inicialmente por John Dewey, e que posteriormente influenciaram as reformas curriculares internacionais e nacionais. No Brasil, o EnCI é resultado da confluência realizada pela professora Anna Maria Pessoa de Carvalho das teorias de John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Gaston Bachelard. Essas ideias chegaram ao Brasil e influenciaram o modo de conceber o processo de Ensino e Aprendizagem do conhecimento científico dessa pesquisadora e dos integrantes que compõem o primeiro Coletivo de Pensamento brasileiro à discutir o EnCI, o Laboratório de Ensino e Pesquisa de Física (LaPEF), responsáveis também pela Instauração desse Estilo de Pensamento que está dentro da Didática das Ciências. Os pesquisadores do LaPEF, num movimento teórico-prático, contribuíram para que os professores brasileiros de Ciências tivessem acesso aos resultados de pesquisas que demonstraram como o conhecimento científico é construído. A Instauração do Estilo de Pensamento em EnCI foi compartilhada com as ações desenvolvidas por programas institucionais. Esse novo Estilo de Pensamento, encontrou um contexto sócio-histórico brasileiro ideal para ser instaurado, uma vez que a educação brasileira passava por reformas curriculares que enfatizavam os resultados insatisfatórios do modelo de ensino tradicional e a importância do conhecimento científico para o desenvolvimento do país. Ao longo das décadas o Estilo de Pensamento em EnCI conta com o auxílio de diferentes locus para promover a sua Extensão: os Grupos de Pesquisa, Mestrados Profissionais e os eventos científicos
     
    Abstract: The history of Science Education is marked by numerous transformations that were influenced by the social needs of each era, requiring constant changes in the way scientific knowledge is taught. Thus, research began to be considered a viable teaching approach both for the training of students who intended to pursue a scientific career and for those who would live with the products of scientific and technological development. In Brazil, research with an emphasis on Inquiry-Based Science Education (Inquiry-Based Science Education) has contributed to the significant increase in Brazilian academic production. Given this context, the general objective of this work was to analyze the path of Establishment and Extension of the Inquiry-Based Science Style of Thought in Brazilian academic production. To meet this objective, we conducted a state-of-the-art bibliographic research in theses, dissertations, articles published in events in the area of Natural Sciences, in articles published in the Inquiry-Based Science Education event, and in the first books that discuss this theme. Documentary research was also carried out on the National Curricular Parameters, the Common National Curricular Base and two videos featuring Professor Anna Maria Pessoa de Carvalho. Field research was also carried out through interviews with leading researchers on this topic in Brazil. In this sense, we analyzed 663 works, of which 268 are dissertations and theses available in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education (CAPES), 89 were presented at the National Meeting on Research in Science Education (ENPEC), 14 at the National Meeting on Chemistry Teaching (ENEQ), 35 at the National Meeting on Biology Teaching (ENEBIO), 25 at the Meeting on Research in Physics Teaching (EPEF) and 232 at the Meeting on Science Teaching through Investigation (EnECI). These studies were systematized and analyzed using Discursive Textual Analysis, with Fleck's epistemology as the theoretical lens in this process. Thus, through our analysis, it was possible to understand that EnCI, as we know it in more recent times, is the result of the Protoideas that were initially postulated by John Dewey, and that later influenced international and national curricular reforms. In Brazil, EnCI is the result of the confluence carried out by Professor Anna Maria Pessoa de Carvalho of the theories of John Dewey, Jean Piaget, Lev Vygotsky and Gaston Bachelard. These ideas reached Brazil and influenced the way of conceiving the process of Teaching and Learning scientific knowledge by this researcher and the members of the first Brazilian Thinking Collective to discuss EnCI, the Physics Teaching and Research Laboratory (LaPEF), also responsible for the Establishment of this Style of Thinking that is within the Didactics of Sciences. The researchers of LaPEF, in a theoretical-practical movement, contributed to Brazilian Science teachers having access to the results of research that demonstrated how scientific knowledge is constructed. The Establishment of the Style of Thinking in EnCI was shared with the actions developed by institutional programs. This new Style of Thought found an ideal Brazilian socio-historical context to be established, since Brazilian education was undergoing curricular reforms that emphasized the unsatisfactory results of the traditional teaching model and the importance of scientific knowledge for the country's development. Over the decades, the Style of Thought in EnCI has had the support of different loci to promote its Extension: Research Groups, Professional Masters and scientific events
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96442
    Collections
    • Teses [32]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV