Percepções sobre Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) : um estudo colaborativo
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desvelar as percepções de professores de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática sobre a aplicabilidade do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em suas práticas docentes. A pergunta problema que orientou a investigação foi: quais são as percepções de professores que atuam em um curso de Licenciatura em Matemática sobre a aplicabilidade do DUA em um processo de (re)planejamento? Para alcançar tal propósito, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: compreender a educação inclusiva na perspectiva de uma educação para todos; realizar uma discussão crítica sobre o DUA; apresentar e contextualizar os fundamentos da metodologia da pesquisa colaborativa; aplicar uma proposta de formação docente voltada ao (re)planejamento com base no DUA; e, por fim, analisar as percepções demonstradas pelos professores participantes por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como lócus o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Paraná – Campus Campo Largo. Participaram do estudo os professores licenciados em Matemática que ministravam aulas no referido curso, os quais constituíram os principais sujeitos da investigação, e os estudantes, cuja atuação forneceu feedbacks relevantes aos docentes acerca dos (re)planejamentos realizados. Foram realizados cinco encontros com os professores, para estudo da educação inclusiva e da estrutura do DUA, e aplicou-se uma proposta de planejamento de aulas utilizando um protocolo nomeado de step-by-step. A constituição de dados incluiu registros escritos, gravações de voz e vídeo e entrevistas semiestruturadas com docentes; para os estudantes, questionários semiestruturados. Os dados foram categorizados por meio da ATD, tendo emergido três categorias: (i) o que os professores já fazem; (ii) dificuldades; (iii) o que os professores desejam. Obtiveram-se as percepções dos docentes sobre a aplicabilidade do DUA, desvelando que muitas das práticas sugeridas já são realizadas pelos participantes. Evidenciaram-se diversas dificuldades para a sua aplicabilidade, como a própria compreensão da estrutura do DUA. Os resultados apontam que o DUA não se apresenta como uma proposta efetivamente inovadora, uma vez que seus fundamentos já se encontram inscritos em diferentes correntes teóricas e vêm sendo incorporados, em maior ou menor grau, às práticas docentes. Ademais, a inexistência de parâmetros consistentes para sua implementação compromete a avaliação de sua efetividade pedagógica. Evidencia se, ainda, a fragilidade de uma abordagem que pouco considera as dimensões contextual, histórica e crítica da docência e da educação, indispensáveis à promoção de transformações estruturais que articulem, de modo concomitante, os princípios do "para todos" e do "para cada um". O estudo também revelou a presença de um viés mercadológico no DUA, sustentado por um discurso neurocientífico pouco consistente, que promete a melhoria generalizada da aprendizagem. Não obstante, reconhece-se que o conjunto de diretrizes proposto pode contribuir para o (re)planejamento da prática pedagógica, desde que apropriado de forma crítica e contextualizada Abstract: This study aims to reveal the perceptions of Mathematics professors from a Mathematics Teacher Education program regarding the applicability of Universal Design for Learning (UDL) in their teaching practices. The guiding research question was: What are the perceptions of professors working in a Mathematics Teacher Education program about the applicability of UDL in a (re)planning process? To achieve this purpose, the following specific objectives were established: to understand inclusive education from the perspective of education for all; to conduct a critical discussion on UDL; to present and contextualize the foundations of collaborative research methodology; to implement a teacher training proposal focused on (re)planning based on UDL; and, finally, to analyze the perceptions demonstrated by the participating professors through Discursive Textual Analysis (DTA). This qualitative study was conducted in the Mathematics Teacher Education program at the Federal Institute of Paraná – Campo Largo Campus. The participants were Mathematics licensed professors who taught in the program and served as the primary subjects of the investigation, along with students whose participation provided relevant feedback to the professors regarding the (re)planning processes. Five meetings were held with the professors to study inclusive education and the structure of UDL, and a lesson planning proposal was implemented using a step-by-step protocol. Data collection included written records, audio and video recordings, and semi-structured interviews with the professors; for the student’s, semi-structured questionnaires were used. The data were categorized through DTA, from which three categories emerged: (i) what professors already do; (ii) difficulties; and (iii) what professors wish for. The perceptions obtained revealed that many of the practices suggested by UDL are already carried out by the participants. Various difficulties regarding its applicability were also identified, particularly related to understanding UDL’s structure itself. It was also observed that these professors project a future desire for their students to become teachers. The results indicate that UDL does not constitute a genuinely innovative proposal, given that its underlying principles are already embedded in various theoretical traditions and have been incorporated, to varying degrees, into teaching practices. Moreover, the absence of consistent parameters for its implementation undermines the assessment of its pedagogical effectiveness. The findings also highlight the fragility of an approach that pays little attention to the contextual, historical, and critical dimensions of teaching and education—dimensions that are essential for fostering structural transformations capable of simultaneously articulating the principles of ‘for all’ and ‘for each individual.’ The study further revealed the presence of a market-driven bias within UDL, sustained by a relatively weak neuroscientific discourse that promises widespread improvement in learning outcomes. Nevertheless, it is acknowledged that the set of guidelines proposed by UDL may contribute to the (re)design of pedagogical practice, provided they are adopted in a critical and contextually grounded manner
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